Contorno dos olhos: zona critica

A pele aqui é mais fina, seca e frágil do que no resto da cara, por isso a primeira a dar sinal de envelhecimento. É essencial usar um creme no contorno dos olhos, mas tem de ser um produto específico porque é uma área é ultra sensível e com necessidades especiais.

Os dois problemas mais complicados são as olheiras e as pálpebras inchadas (também chamadas “papos”). Ambos resultam de distúrbios de circulação e retenção de líquidos.

A origem é fisiológica mas há fatores agravantes que podemos controlar: cansaço, perturbações de sono, falta de exercício, excesso de tempo a fixar o écran do computador, consumo de álcool e tabaco, má alimentação (sal a mais, falta de ferro e de vitaminas C e B12, por exemplo).

As rugas antes dos 30 anos são um aviso: ou a pele está desidratada, ou tem apanhado sol a mais. Impõe-se, urgentemente, o uso diário de um hidratante e de uns bons óculos de sol, com lentes anti-UV certificadas.

Truques profissionais para o dia a dia:
– Não exagere na quantidade de creme que aplica ou poderá ficar com as pálpebras inchadas;
– Aplique os cremes na zona do osso orbicular. Só se as instruções mandarem aplicar na pálpebra é que deve fazê-lo;
– O corretor de maquilhagem deve ser bege-amarelado se a pele é clara, e bege-pêssego ou rosado se a pele é morena. Os tons muito claros acentuam os “papos”;
– O melhor amigo da mulher que dorme pouco é o enrolador de pestanas! Um instrumento mágico que faz os olhos parecerem maiores. Use antes de aplicar o rímel, nunca depois;
– Para disfarçar “papos” e olheiras: defina o contorno dos olhos com lápis escuro. O truque é fazer um traço fino, por fora do olho mas o mais perto possível das pestanas e esbatê-lo, sem espalhar demais;

Testados e aprovados:
Em busca das respostas cosméticas mais recentes! Aqui fica uma seleção das novidades que experimentei e de que gostei:
1. HIDRATAR E REPARAR: Repairwear Laser Focus Wrinkle Correcting Eye Cream, da Clinique
Começa por hidratar e depois repara os danos causados pelo sol: esbate as rugas e fortalece a pele para evitar a flacidez da pálpebra superior.

2. REJUVENESCER E ILUMINAR: Revitalizing Supreme Bálsamo Global Antienvelhecimento Contorno dos Olhos, de Estée Lauder
Bálsamo multifunções, leve mas reconfortante. Alisa a pele, tem um efeito “iluminador” imediato e rejuvenescedor a médio prazo.

3. ALISAR E REGENERAR: Xhekpon Contorno, Tratamento Anti-Idade Olhos e Lábios
Um dos meus produtos preferidos da Xhekpon, uma marca de produtos anti-idade com colagénio que descobri recentemente. Muito leve, mas muito hidratante. Melhora visivelmente a qualidade da pele. Ótima relação preço/qualidade.

4. ILUMINAR E ACLARAR: Anti-Dark Circles Eye Treatment, de Shiseido
Hidrata, alisa e, em três semanas, o efeito de aclaramento prometido pela dupla ação “ativação da circulação + controlo da pigmentação” é evidente.

5. REJUVENESCER E EMBELEZAR: Liftactiv Sérum 10 Olhos e Pestanas, de Vichy
Três ações num sérum fresco e agradável: efeito iluminador imediato, anti- envelhecimento (rugas e flacidez) e – grande ideia! – fortalecimento das pestanas. O preço é uma boa surpresa.

Texto Vera Saldanha

You May Also Like

Na EDLA “o luxo não está apenas no que se vê, mas sobretudo no que se sente”, garante Rita Gulbenkian

Sara Sousa, da Care to Beauty: “Conectar pessoas à melhor cosmética global”

Clarins lança o novo multi-active glow serum para uma pele luminosa

Dia Internacional do Café: Lancôme celebra a data com a nova paleta Idôle Café Crush

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt