Título vencedor do Prémio Dom Dinis da Fundação Casa de Mateus de 1985, Um Falcão no Punho – Diário I integra agora a coleção Arrábido / Obras de Maria Gabriela Llansol que a Assírio & Alvim tem vindo a publicar nos últimos anos, com organização e fixação de texto de João Barrento e Maria Etelvina Santos.
«O que se regista neste diário», sublinha António Guerreiro no posfácio do livro, «não é a vida, mas os sinais dela: as suas metamorfoses, o seu devir; não é o sujeito, mas suas linhas de fuga, os seus “movimentos de desterritorialização”». Neste primeiro de três diários, encontramos as referências e obsessões intelectuais de sempre da autora – Pessoa, Bach, Ana de Peñalosa –, mas também o seu mundo terreno – a casa, o marido, as plantas, as rotinas diárias –, no registo fragmentado que a tantos desconcerta e encanta.
A presente edição inclui um conjunto de pinturas de Ilda David’, que dialogam com o texto de Maria Gabriela Llansol
Sobre a autora
Maria Gabriela Llansol nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008.
“Um Falcão no Punho – Diário I”
Maria Gabriela Llansol
Assírio & Alvim
Mais sugestões de livros aqui.