Chef António Loureiro abre restaurante
Situado no centro histórico de Guimarães, A Cozinha é o novo espaço do vimaranense António Loureiro, eleito Chefe Cozinheiro do Ano em 2014. Nele o cef vai apresentar uma cozinha moderna, criativa e sustentável, inspirada em sabores genuinamente portugueses.
A escolha do nome pretendeu captar a dualidade do espaço: simplicidade e criatividade, juntas, num conceito inovador.
“É um projeto que dá destaque à cozinha tradicional portuguesa reinventada, nomeadamente à cozinha das regiões do Minho e Douro. O objetivo é projetar uma forte identidade e criar experiências altamente sensoriais, aliando o nosso receituário à cozinha de autor. Teremos por isso dois momentos diferentes: ao almoço, pratos de forte ligação ao passado, com inovação e equilíbrio; ao jantar, propostas de maior criatividade, em sintonia com a cozinha portuguesa contemporânea, num estilo mais europeu.”, revela António Loureiro.
Com capacidade para 40 pessoas, A Cozinha tem design sofisticado mas pretende ser um espaço acolhedor. Além da sala principal, o restaurante inclui uma mesa especial para cerca de 10 pessoas, esplanada no exterior e uma horta urbana para produção de aromáticas e pequenos legumes.
Pautada pelo ritmo das estações, a “portugalidade” dos pratos está também patente na seleção dos ingredientes e na rotatividade dos menus, com a criação de cartas sazonais. O objetivo é valorizar a autenticidade dos produtos nacionais, respeitando a sua diversidade, sustentabilidade e denominação de origem.
No segmento vínico, é dado sobretudo destaque à região dos Vinhos Verdes e do Douro (únicos no mundo), mas haverá também lugar para vinhos de referência de outras regiões, desde o “renascimento” dos vinhos da Bairrada aos do Dão, sem esquecer as castas nobres do Alentejo. Estão ainda disponíveis cervejas artesanais de referência nacional e alguns rótulos internacionais.
