Corria o ano de 1988 e o mundo assistia à retirada das forças soviéticas do Afeganistão e ao atentado de Lockerbie, e delirava com o auge dos U2 enquanto se despedia de Roy Orbison.
Por cá, o incêndio do Chiado chocou Lisboa no ano que viu nascer Adele e Mia Rose (pérolas da Wikipédia). Em 1988, nascia ainda a TSF, uma das maiores rádios nacionais.
Esta semana, a estação celebrou o seu 25.º aniversário, convidando quase 40 artistas portugueses a reinterpretar músicas daquele ano. Estas são algumas das versões que resultaram do convite da TSF e que mostram como o talento nacional é capaz de reinventar toda uma década, ao seu estilo próprio e inconfundível.
Por Filipa Moreno (http://the-urban-blues.blogspot.pt/)
“Lisboa que Amanhece” de Sérgio Godinho por Salto
Se os anos 1980 foram um período áureo para Sérgio Godinho, a segunda década dos 2000 está a ver algumas homenagens ao compositor português. Num espírito revivalista, os artistas nacionais recuperam as palavras de Sérgio Godinho, escritas para uma época semelhante à que hoje vivemos. Foi o que fizeram os portuenses Salto que desceram à capital com este “Lisboa que Amanhece”, eles que, como sublinham, ainda nem eram nascidos em ’88.
“I Got My Mind Set On You” de George Harrison por Minta & The Brook Trout
As grandes músicas são intemporais e George Harrison sabia bem disso quando foi recuperar o “I Got My Mind Set On You”, gravado pelo James Ray em 1962. No pós-Beatles, os três membros vivos da banda mais famosa de sempre digladiavam-se à data pela popularidade dos fãs e pelos primeiros lugares nos tops. As vozes femininas dos Minta & The Brook Trout deram uma nova cara a este tema, em tom de folk moderno.
“The Way You Make Me Feel” de Michael Jackson por You Cant’ Win, Charlie Brown
Que os You Cant’ Win, Charlie Brown sabem como recuperar clássicos antigos não restam dúvidas – fizeram-se com The Velvet Underground & Nico, de 1967. Que seriam capazes de dar ao hino pop “The Way You Make Me Feel” o seu cunho inconfundível (cordas, coros, xilofones e outras brincadeiras do género) foi uma surpresa. E ainda bem, porque falar dos anos 1980 sem pôr Michael Jackson ao barulho seria inaceitável.
“Em Todo o Lado” (“Everywhere” no original) de Fleetwood Mac por Miúda
Ela faz o que quer e não tem de dar satisfações a ninguém. E foi por isso mesmo que a banda Miúda pegou em “Everywhere” e lhe chamou “Em Todo o Lado”. Quando este single foi lançado, a banda estava no rescaldo do sucesso da década anterior e era distinguida com a entrada no Rock and Roll Hall of Fame. Ainda assim, já caminhava para a desintegração.
“One More Try” de George Michael por Walter Benjamin
Para sempre George Michael será relembrado como o tipo de ganga e cabedal, brinco e óculos de sol, cabelo perfeitamente alinhado e barba por fazer. É uma das imagens mais eighties que nos ficaram. Baladas era com ele – não é preciso dizer mais nada para além de “Careless Whisper”. Walter Benjamin, que também tem o seu quê de ‘80s, interpretou ‘One More Try’, do álbum de estreia Faith.
“Sign Your Name” de Terence Trent D’Arby por a Jigsaw
Confesso que foi preciso chegar ao refrão para reconhecer a música. Depois de tantas covers deste ‘Sign Your Name’ (talvez a da Sheryl Crow seja a mais conhecida), é seguro dizer que a dos a Jigsaw está entre as melhores. Com uma voz a la Johnny Cash, envolvida em folk puro.
Desta vez, as recomendações do Urban Blues ficam pela lista das restantes covers feitas pelas bandas portuguesas para o aniversário da TSF. Para clicar e ouvir sem hesitações, enquanto não chega uma colectânea com todas estas versões. Sim?
‘Longa se Torna a Espera’, de Xutos e Pontapés por TV Rural
‘She’s Like the Wind’, de Patrick Swayze por Julie and the Carjackers
‘Never Tear us Apart’, de INXS por Best Youth
‘Where is My Mind’, de The Pixies por Anarchicks
‘Esta Cidade’, de Xutos e Pontapés por Sean Riley
‘Don’t Worry Be Happy’, de Bobby McFerrin por Noiserv
‘Por Quem Não Esqueci’, de Sétima Legião por The Weatherman
‘Is This Love’, de Whitesnake por Márcia
‘A Groovy Kind of Love’, de Phil Collins por Vitorino Voador
‘Simply Irresistible’, de Robert Palmer por David Fonseca
‘Efectivamente’, de GNR por O Martim