Por razões desconhecidas, em junho de 1957 todos os habitantes negros de Sutton – cidade criada por William Melvin Kelley – pegam nos seus haveres e entram em autocarros ou partem a pé com destino incógnito. O episódio é relatado pelos brancos que permanecem, testemunhas impotentes e estupefactas. Assim como toda a história dos Tucker – antigos escravos cujo último membro liberto pôs em marcha o êxodo – é contada pelos vários membros da família Willson, proprietários de terras e, no passado, de escravos também.
Oportuno e extremamente atual, o romance de estreia do escritor afro-americano, que o deu à estampa apenas com 24 anos, em 1962, «é mais do que um brilhante primeiro romance de um jovem escritor negro. Trata-se de uma parábola que estuda algumas das profundas implicações espirituais da luta dos negros por direitos civis completos e por um estatuto humano integral no mundo de hoje», escreveu o monge trapista Thomas Merton sobre Melvin Kelley, um autor comparável a William Faulkner.
Sobre o autor
Nascido em Nova Iorque em 1937, William Melvin Kelley foi um escritor afroamericano que ficou conhecido pelas suas explorações satíricas das relações rácicas na América. Tinha apenas 24 anos quando o seu romance de estreia, A Different Drummer, foi publicado em 1962, suscitando junto da crítica comparações com William Faulkner e James Baldwin. Melvin Kelley foi membro do Black Arts Movement, e entrou oficialmente para o Oxford English Dictionary, em 2014, por ter cunhado o termo político «woke» (em português, algo como «acordado», «desperto»). Romancista e contista, autor de Dunfords Travels Everywheres e Dancers on the Shore, entre outros títulos, foi professor de escrita criativa em várias universidades americanas. Viveu em Paris, Roma e na Jamaica. Em 2008 recebeu o Prémio Anisfield-Wolf Book Award for Lifetime Achievement. O seu primeiro romance, que agora se publica em Portugal com o título Um Tambor Diferente, está a ser traduzido e reeditado em todo o mundo. William Melvin Kelley morreu em fevereiro de 2017, em Nova Iorque.

“Um Tambor Diferente”
William Melvin Kelley
Quetzal Editores