U.M.I. há um novo japonês no Parque das Nações

Abriu portas no passado mês de Junho no Parque das Nações. Tem a pretensão de trazer para Lisboa a melhor arte da gastronomia nipónica, pelo que se apresenta com um menu variado e cheio de saborosas iguarias inspiradas na cozinha do país do Sol nascente.

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

Dá pelo nome de U.M.I e é comandado pelo chef José Alves. Nascido no estado brasileiro de Pernambuco, mais exactamente na cidade do Recife, José Alves conta já com muitos anos em Portugal. Com 55 anos, o agora chef já foi «muita coisa na vida», como ele bem gosta de assinalar. No Brasil foi militar tendo feito parte das Forças Especiais e da Polícia de São Paulo. Já em Portugal, para onde veio com a família em busca de uma vida melhor e mais tranquila, trabalha no AYA, onde permanece durante 12 anos. Tendo começado por lavar pratos, rapidamente José Alves fez notar o seu gosto e talento para a gastronomia pelo que não demorou muito até se tornar imprescindível na vida quotidiana do famoso restaurante. Ainda abriu o seu próprio restaurante, abraçando agora o desafio de comandar os destinos de U.M.I.

A sua localização não é propriamente a mais simples, numa das pontas do Parque das Nações, mas esse é o ponto de menor importância quando finalmente se entra no restaurante.

Extremamente bem decorado, em tons quentes e acolhedores, de onde sobressaem as duas carpas japonesas colocadas na parede negra, o espaço apresenta-se extremamente confortável e cativante Durante o dia a luz natural ilumina a sala de refeições sendo que quando a noite chega o ambiente fica muito mais cozy e acolhedor, ideal para, tranquilamente, se degustar as especialidades criadas pelo chef e a sua simpática equipa.

A acompanhar a nossa degustação um saboroso chá Sakura da Companhia Portugueza do Chá. Toda a experiência teve como base as sugestões do chef, as quais se revelaram saborosas e certeiras no que à conjugação de sabores e texturas diz respeito.

Desde as entradas, como as gyosas, a sopa miso ou ajitataki, passando pelo sushi e sashimi do menu All You Can Eat e terminando na sobremesa, um brownie feito com gengibre cristalizado e servido com gelado de chá verde, tudo se encaminha para uma excelente refeição.







Chef José Alves

U.M.I.
Via do Oriente 16 D, Parque das Nações
Lisboa
Tel. 925 529 929
Horário: terça a domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 23h00

You May Also Like

W.K. Kellogg com mais opções com ingredientes naturais e de origem vegetal

Le Buffet do Casino Lisboa apresenta renovados ciclos gastronómicos

Jamie Oliver’s Pizzeria o novo spot em Lisboa

Arcádia abriu no Chiado e com ela trouxe desde chocolates a tabletes

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt