Vai haver uma revolução no Shortcutz Porto, parceiro do projeto 1.ª Avenida. Tudo porque a 95.ª edição do Shortcutz Porto vai ser muito especial. E porquê? Porque vai basear-se num evento de cinco dias dedicado especialmente à celebração do 25 de Abril.
Tudo tem inicio já esta quarta-feira, dia 24 de abril, no Edifício “Axa” 1.ª Avenida, pelas 23h30 e com entrada gratuita.
O Shortcutz vai continuar a funcionar como habitualmente todas as quartas-feiras na sala 2 do Hard Club, mas pontualmente vai ter algumas sessões no Edifício “Axa” 1.ª Avenida.
O edifício reúne nos seus sete pisos diversas valências, tornando-se assim um “espaço de partilha”. Um bar, uma livraria, uma sala de apresentações, concertos e projeções de vídeo, são alguns dos planos para o 1.º piso do edifício.
A programação do segundo piso ficará a cargo da Fundação Serralves e o quarto piso terá estúdios que permitirão acolher  instituições como a Academia Contemporânea do Espetáculo e os festivais Porta Jazz e o Shortcutz Porto com Luísa Sequeira na programação e Paula Rocha na produção. 
O quinto piso será ocupado permanentemente pelas atividades do Balleteatro e da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). Os dois últimos pisos serão reservados a projetos artísticos de carácter itinerante.
O novo equipamento cultural será também um espaço de “co-working” e uma residência artística que dará a conhecer o trabalho de jovens criadores e curadores.
PROGRAMAÇÃO
– 24 de abril, às 23h30, no Auditório 1º Piso do Edifício “Axa” – 1.ª Avenida
“Deus Não Quis” do realizador António Fereira
Um filme baseado na dramatização dos versos da canção popular “Laurindinha”, conta a história de Ramiro, um jovem rapaz que parte para a guerra, e do seu regresso e  desencontro com o amor da sua vida, Laurindinha.
“Voo da papoila ” do realizador Nuno Portugal
Filme sobre a relação entre uma  fotografia e uma canção. O fotógrafo Sebastião, o soldado Joaquim e a criança Rui que se tornam, através de uma foto, ícones da esperança de Abril.O que é feito dessa esperança 30 anos depois?
“Depois de Abril” do realizador José Alberto Pinheiro
Documentário cúmplice e intimista  do 25 de Abril de 1974. O jovem militar Orlando Mesquita corria pelas ruas, juntando-se a tantos outros na grande celebração da liberdade. Escassas semanas após o acontecimento, é enviado para uma guerra que afinal não terminara num passe de magia. Como tantos jovens anónimos, foi enviado para limpar, discreta e silenciosamente, os despojos do conflito.
– 25 de abril, às 15h30, no Auditório 1º Piso do Edifício “Axa” – 1.ª Avenida
“Futebol de Causas” de Ricardo Antunes Martins
O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX. Coimbra, como grande polo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade coletiva de fazer cair o regime. Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas. A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu ‘toque a reunir’. Foi de resto com o luto académico, em plena ‘crise de 69’, que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte ativa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime. Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens. As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, diretamente envolvidos no processo.
26 de abril, às 23h00 reposição  do filme “Deus Não Quis” do realizador António Fereira
27 de abril às 22h30 reposição do filme “Depois de Abril” do realizador José Alberto Pinheiro
28 de abril às 16h00 reposição do filme “Voo da papoila” do realizador Nuno Portugal
http://www.facebook.com/pages/ShortcutzPorto/186441724704421
http://shortcutzporto.blogspot.pt/
Nota:
O Shortcutz é um movimento internacional de curtas-metragens.
SHORTCUTZ LISBOA-PORTO-LONDRES-BERLIM-MADRID-DUBLIN-AMSTERDAO
Mais do que um festival, mais do que uma mostra, o Shortcutz pretende-se uma autêntica revolução urbana de ideias, projectos e pessoas na área das curtas metragens e que, dessa forma, se torne parte indissociável e constante da vida criativa, cultural e artística das cidades nele envolvidas.
No Porto, Luísa Sequeira é diretora de programação e Paula Rocha é diretora de produção.
 
	 
				
 
					 
					 
					