Shortcutz Porto #127

Shortcutz_Porto-127-LookMag_pt00

A decorrer na cidade Invicta desde setembro de 2010, o Shortcutz Porto regressa em 2015 ainda com mais energia para continuar a exibir e a promover as curtas-metragens. Promovemos as curtas e os seus protagonistas, apresentando duas curtas em competição e uma convidada, sempre com a presença dos realizadores, o que estimula conversas à volta dos filmes de uma forma íntima e descontraída. Também convidamos outros festivais de cinema a divulgarem os seus projetos.

A 127.ª sessão do Shortcutz Porto tem lugar no dia 12 de fevereiro, às 22h00. Com entrada gratuita, o Maus Hábitos abre as portas para mais uma quinta-feira de bons filmes, sempre com a presença dos realizadores.

O Shortcutz Porto abre as portas ao movimento «Mulheres no Terror». Uma edição especial do Shortcutz Porto dedicada ao «Women in Horror Recognition Month», mês do reconhecimento da mulher no terror.

Shortcutz_Porto-127-LookMag_pt01

Iniciado em 2010 pela “blogger” feminista norte-americana Hannah Neurotica, o «Women in Horror» é um movimento que decorre anualmente em fevereiro e que tem como finalidade reconhecer o papel da mulher no cinema de terror, como forma de reconhecimento do papel da mulher na sociedade.

Coordenado através da Internet e sem fins lucrativos, o «Women in Horror» conta com aderentes pelo mundo fora que organizam festivais e mostras de cinema de terror, exposições de artes góticas e sombrias e concertos de música heavy metal, sempre com autores femininos.

O objetivo é mostrar que até num nicho artístico tradicionalmente associado a homens autores, há mulheres autoras com um movimento próprio e reconhecimento. Geralmente invertendo todos os clichés, os filmes do movimento contam com mulheres poderosas e perigosas, e de todo inofensivas.

Nos EUA, o movimento vem associado a um grande evento de angariação de sangue – o “The Women in Horror Massive Blood Drive” – organizado pelas irmãs Soska, realizadoras de filmes como «American Mary» e «See no Evil 2». Em alguns eventos associam-se iniciativas de sensibilização dos direitos das mulheres e de combate à discriminação de género e discriminação por orientação sexual.

Em Portugal, o movimento teve edições no ano passado no FEST – Festival Novo Cinema Novos Realizadores de Espinho e no Shortcutz Xpress Viseu.

Este ano, contará com uma noite especial no Shortcutz Porto, onde serão exibidos apenas filmes de terror realizados por mulheres – duas delAs portuguesas. A sessão contará com «Gata Má» de Eva Mendes, «Joana» de Rosa e Sara Augusto, «Maria» de Joana Viegas, «Crimes de Embalar» de Laura Whyte e «A Manhã Seguinte» de Jen Moss com a cantora Kate Nash.

A programação foi da autoria de Luísa Sequeira, diretora do Shortcutz Porto, e José Pedro Lopes, da produtora Anexo 82.

http://www.womeninhorrormonth.com
www.facebook.com/ShortcutznoPorto
http://shortcutzporto.blogspot.pt/

Nota:
O Shortcutz é um movimento internacional de curtas-metragens. SHORTCUTZ LISBOA-PORTO-LONDRES-BERLIM-MADRID-DUBLIN-AMSTERDAO-VISEU-FARO-VILA REAL- SANTA CATARINA (BRASIL).
Mais do que um festival, mais do que uma mostra, o Shortcutz pretende-se uma autêntica revolução urbana de ideias, projetos e pessoas na área das curtas-metragens e que, dessa forma, se torne parte indissociável e constante da vida criativa, cultural e artística das cidades nele envolvidas.

No Porto Luísa Sequeira é diretora de programação.

You May Also Like

“A arte tem o poder de transformar, de inspirar. Eu uso a fotografia para contar histórias que sensibilizem e inspirem mudanças”, Luís Godinho, fotógrafo

Porto Prog Night: a viagem sensorial ao mundo do Rock Progressivo acontece já este sábado

“Beyond the Switch is about shedding what no longer fits, even when it hurts”, SELIAS

Shadows Veil dão concerto de estreia a 26 de novembro com Mayflower Madame

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt