ModaLisboa Luz Dia I
De 06 a 08 de outubro, chegaram os desfiles da ModaLisboa Luz ao Pavilhão Carlos Lopes, com a apresentação das coleções para o verão 2018 dos criadores nacionais.
Patrick de Pádua > Duarte
Patrick de Pádua
No jardim do Pavilhão Carlos Lopes, Patrick de Páduaapresentou uma coleção inspirada no Cante Alentejano de Vila Nova de São Bento, que cruzou o ADN streetwear com elementos e técnicas tradicionais. Silhuetas desconstruídas foram predominantes assim como as sobreposições de materiais e a conjugação de cores fortes.
Duarte
Aindano jardim, fomos com Duarte até à Índia. A designer Ana Duarte procurou o equilíbrio entre um estilo desportivo e a qualidade, conjugando materiais naturais como seda e linho com tecidos técnicos. Na paleta cromática surgiram os tons lilás, violeta, rosa, laranja, esmeralda, azul marinho e preto.
Alexandre Pereira > Daniela Pereira > Ivan Almeida
Carla Campos > Rita Afonso > Filipe Augusto > Rita Carvalho
Federico Cina > David Pereira > Rita Sá
Foram os dez jovens designers que se apresentaram nesta edição do Sangue Novo: Alexandre Pereira, Carla Campos, Daniela Pereira, David Pereira, Federico Cina, Filipe Augusto, Ivan Almeida, Rita Afonso, Rita Carvalho e Rita Sá.
O júri do Sangue Novo, constituído por Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa), Cláudia Barros (Editora de Moda da Vogue Portugal), Filipe Faísca (Designer de Moda) e Alberto Caselli (Diretor de Moda da Sport&Street), atribuiu o prémio ModaLisboa a David Pereira. O designer vai receber uma bolsa de 5000 euros concedida pela ModaLisboa, um summer course na Domus Academy atribuído pela prestigiada academia de moda de Milão, e terá também entrada direta no Sangue Novo da edição de março 2018. Filipe Augusto, Rita Afonso e Rita Sá, distinguidos com menções honrosas, têm também entrada direta no Sangue Novo de março 2018.
Filipe Augusto e Rita Afonso foram os vencedores dos prémios FashionClash e The Feeting Room, respetivamente. Filipe Augusto vai representar Portugal na próxima edição festival de moda holandês, FashionClash, a decorrer em Maastricht, em junho de 2018. A coleção de Rita Afonso foi eleita pelos representantes da concept store portuguesa The Feeting Room, Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira, para ser produzida e vendida nas lojas de Lisboa e Porto da marca.
Kolovrat > Valentim Quaresma > Ricardo Preto
Kolovrat
A criadora continua a apostar na mistura de diferentes estilos e materiais. As suas propostas para o próximo verão assentam em peças assimétricas e oversized construídas a partir da junção e cruzamento de duas peças, casacos abertos nas costas, bordados e uma paleta de cores fortes como o roxo e o vermelho.
Valentim Quaresma
Coleção inspirada por “pensamentos, sentimentos e sensações”, fundindo a luxúria e o romantismo num ambiente oriental. Valentim Quaresma trabalhou materiais tão diversos como filigrana industrial, fotografia, plexiglas, pedras e latão. Na coleção de vestuário usou algodão, malha e brocados.
Ricardo Preto
Apelidada de “Whole Lotta Love” a coleção de Ricardo Preto propôs-se “procurar o amor dentro de nós” e encontrou-o nas flores e animais que representou em estampagens. Silhuetas trapézio e “fit and flare” em tecidos fluídos e numa paleta de vermelho, amarelo e terra são as suas apostas.
Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro e Ugo Camera (desfiles de Patrick de Pádua, Ricardo Preto, e Valentim Quaresma)