Depois de três edições, o Mucho Flow regressa em força para mais um sprint musical. Mais de 12 horas de música, onde se juntam, agora, à electrónica saturadíssima de Blanck Mass, à pop elaborada de Nite Jewel ou à versão em loop dos Memória de Peixe, o rock em noise dos Bo Ningen, os cancioneiros pop de Captain Boy, Lourenço Crespo e Sallim, passando pela sonorização visual de Radioscope#2 e a pósfesta de sempre de DJ Lynce, num total de 13 nomes que vão definir a nova pop.
Cartaz
Bo Ningen
Taigen Kawabe, Yuki Tsujii, Kohhei Matsuda e Monchan Monna são os quatro elementos desta banda japonesa formada em Londres que traz a Guimarães o seu poderoso noise rock no ano em que lançaram “Kizetsu No Uta/I Live in Paris”.
Sallim
Com uma voz límpida e vigorosa, Sallim (Francisca Salema) partilha a sua procura constante de um lugar certo no mundo, entre letras tenras de vivências e angústias suasm em músicas que evocam viagens de comboio à beira-Tejo. “Isula” – o seu primeiro longa-duração, editado pela Cafetra – é uma obra una e circular de canções cuidadas das quais se fica cúmplice num ápice.
Captain Boy
Alter-ego de Pedro Ribeiro. É um puto com pés grandes, vagabundo com voz rouca e guitarra que canta histórias que transcendem o tempo. A sonoridade ferrugenta acompanha-o em todas as actuações, remenentodo-nos para um ambiente intimista, como se estivéssemos a bordo de um barco imaginário.
Lourenço Crespo
Fazendo parte de projectos como Kimo Ameba, 100 Leio, Éme, Iguanas, desta vez Lourenço Crespo apresenta-se a solo, com muitas qualidades na bagagem. Aprendeu com B Fachada, com quem já tantas vezes trabalhou, aprendeu com as colegas Pega Monstro ou com Éme – a quem ofereceu as linhas de teclado que arquitectam a maior parte do “Último Siso” – e, em “Nove Canções”, tudo parece fácil para ele.
Joana Guerra
Voz e violoncelo. Voz doce em cima do som do violoncelo, desenhando sons leves, frescos, doces e bons, que tanto parecem versões frágeis e acústicas de melodias pop, como arrojadas estruturas de câmara contemporâneas.
Radioscope#2 de Jorge Quintela
Depois de Radioscope#1, Jorge Quintela traz-nos a sequela do projecto de modulação de vídeo analógico através de frequências audio. Formado em fotografia e audiovisual, Jorge Quintela trabalha em cinema como realizador e director de fotografia.
Com uma flexibilidade felina em cada set, DJ Lynce (Pedro Santos), membro do colectivo Faca Monstro, tem a missão de encerrar o Mucho Flow 2016, à semelhança do que aconteceu em todas as edições anteriores.
Nite Jewel
Projecto a solo de Ramona Gonzalez. Depois do muito bem recebido “One Second of Love”, lançado em 2012, o novo disco é composto por nove temas produzidos inteiramente por Nite Jewel, que exploram a solidão num mundo super lotado.
Memória de Peixe
Estão de volta com “Himiko Cloud” (com selo Cultural Trend Lisbon),depois de excelentes críticas nacionais e internacionais ao primeiro disco. O novo álbum, a ser lançado em Outubro, é uma viagem cósmica inspirada num espaço remoto e misterioso do cosmos, levada a cabo por Miguel Nicolau (guitarra) e Marco Franco (bateria) e será apresentado em ante-estreia no Mucho Flow.
Bruxas/Cobras
O mais recente projecto do músico e designer Ricardo Martins (Adorno, Cangarra, Filho da Mãe, Jibóia) e do músico e ilustrador Pedro Lourenço (Sei Miguel). O tema “Mandrake” desta dupla de bateria e baixo integrou a edição deste ano da compilação “Novos Talentos FNAC”.
Blanck Mass
Projecto a solo de Benjamin John Power dos Fuck Buttons que conta com dois discos editados pela Sacred Bones, mais notoriamente o “Dumb Flesh”, um dos álbuns mais aclamados de 2015.
NAKED
Trio escocês de pop experimental, com o muito antecipado primeiro longa duração a ser lançado em Setembro foi produzido por Paul Corley
Toulouse
Os putos vimaranenses regressam ao festival onde deram o seu primeiro concerto e serão certamente catapultados para o resto do país, com o primeiro álbum a sair Setembro com o selo Revolve.
Festival Mucho Flow
Dia 8 de outubro
CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura de Guimarães
Abertura de portas: 15h00
Concertos: a partir das 18h00 em três palcos (dois interiores e um exterior)
Os bilhetes à venda em ticketea.com
Preço: 10 euros