Curiosidade: Sabe qual a música dos Rolling Stones que gerou enorme polémica?

Lançada em 1966, “Paint It, Black” foi o primeiro single do quarto álbum dos Rolling Stones, Aftemath, que se tornou num hino da contracultura dos anos 60.

No ano de lançamento, o single liderou as tabelas dos Estados Unidos e do Reino Unido, tornando-se na primeira música com cítara a chegar a essa posição. Em 2004 o tema estava no 176º lugar da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

No final dos anos 80, “Paint It, Black” ficou associada à guerra do Vietname depois de usada no final do filme Full Metal Jacket de 1987 e na banda sonora da série Tour Of Duty.

A frase foi retirada por Mick Jagger do livro Ulisses, de James Joyce: “I turn my head until my darkness goes”. A versão original intitulava-se “Paint It Black” sem vírgula. Keith Richards disse mais tarde que a vírgula foi adicionada pela editora Decca. Com a virgula o tema ganhou por parte de algumas pessoas uma conotação racista, algo que não tinha antes. Daí a polémica que se instalou na época.

You May Also Like

Entrevista: “A efemeridade é a omnipresença do efémero, tudo é demasiado e rapidamente transitório”, EVOLS

Porto Prog Night: a viagem sensorial ao mundo do Rock Progressivo acontece já este sábado

“I’m not going to make just another black or death metal band, there are already plenty of those”, BOUM PATAT about “Ma Belgitude”

“Desolation Throne is about the internal struggle with power and the consequences of losing control”, Trey Xavier from IN VIRTUE

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt