A Casa do Alentejo prepara-se para lançar o livro “Casa do Alentejo – Cultura, Liberdade e Solidariedade”, uma obra que pretende assinalar o centésimo aniversário desta instituição.
Este livro é um contributo de cerca de 50 investigadores para um melhor conhecimento do Alentejo e da sua histórica “Embaixada Cultural” em Lisboa. Lançado pelas Edições Colibri, tem a coordenação de Rosa Calado e Fernando Mão de Ferro.
O lançamento da obra está integrado nas comemorações do Centenário da Fundação da Casa do Alentejo, um espaço criado por alentejanos que procuravam, através do convívio, práticas culturais e ações solidárias, minimizar as saudades do seu território e das suas gentes. 100 anos depois, a Casa do Alentejo continua aberta ao mundo, divulgando os mesmos valores, recebe as manifestações sociais e culturais, inspiradas nos valores da Paz, da Justiça Social e da Liberdade.
A par desta iniciativa, as celebrações dos 100 anos – Por Amor ao Alentejo contam já com um vasto programa de ações culturais. A organização regionalista inaugurou já uma escultura comemorativa no icónico Páteo Árabe da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, organizou exposições de fotografia e pintura, bailes e inúmeros eventos.