A música japonesa ouve-se no Museu do Oriente

António Luís Silva interpreta, no Museu do Oriente, um recital de piano que viaja pela história da música japonesa dos séculos XX e XXI. No dia 17 de Dezembro, às 18:00, escutam-se melodias de grandes compositores nipónicos, bem como canções tradicionais, música impressionista, minimalista e influências do jazz e rock.

Do estilo, às cores ou às filosofias por detrás da escrita, a música japonesa para piano é altamente diversificada. Neste recital, o pianista, compositor e improvisador português António Luís Silva apresenta um repertório transversal, com temas de compositores como Sonoh Terauchi, Minako Tokuyama, Hisatada Otaka, Saburo Takata e Karen Tanaka.

Pianista de carreira internacional, António Luís Silva tem-se destacado não só pelos inúmeros prémios obtidos em importantes concursos internacionais e pelos concertos em emblemáticas salas, mas também pelos programas exóticos que apresenta, com obras oriundas de todo o mundo, especialmente da Ásia Oriental e Central, América Latina e África. No Museu do Oriente, António Luís Silva traz a palco melodias que acompanham a história da música no País do Sol Nascente, com obras escritas desde o início do século XX.

A primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês é da autoria de Rentaro Taki. Trata-se de um minueto criado ao puro estilo clássico alemão, em 1900, já perto do final do reinado do imperador Meiji. A escrita musical nipónica da viragem do século XIX para o XX copiava o estilo ocidental clássico-romântico.

Duas décadas mais tarde, a transformação musical nipónica fez-se sentir de forma repentina. Toru Takemitsu, nome incontornável da música no Japão, introduziu o conceito de música eletrónica. O programa deste recital reflecte a evolução melódica da música no Japão ao longo do último século, terminando com uma rapsódia sobre temas tradicionais, da autoria de António Luís Silva.

Programa
Sonoh Terauchi (1959-) | Suite Ikaruga

Old Village of Ikaruga
Sitting Buddha
Goddess of Fortune in Joruriji temple
The statue of Asura

Minako Tokuyama (1958-) | Musica Nara

Hisatada Otaka (1911-1951) | Sonatina pour Piano

Allegro Moderato
Adagio Recitativo
Allegro Vivace

Saburo Takata (1913 – 2000) | Préludes

The Sunlight Dances in the Wind
Down in the Blue Valley

Karen Tanaka (1961-) | Water Dances

Very Lightly with Flow Very Softly with Shimmering Light
Very Lightly, like a Harp

António Luís Silva (1991-) | Rapsódia sobre temas tradicionais japoneses

17 Dezembro
Horário: 18:00
Duração: 70 minutos, sem intervalo
Público alvo: M/6
Preço: 15€ [descontos em vigor]

You May Also Like

Porto Prog Night: a viagem sensorial ao mundo do Rock Progressivo acontece já este sábado

“I’m not going to make just another black or death metal band, there are already plenty of those”, BOUM PATAT about “Ma Belgitude”

“Desolation Throne is about the internal struggle with power and the consequences of losing control”, Trey Xavier from IN VIRTUE

“Pink Flamingo é sobre aceitar a dor e seguir em frente, mesmo com as marcas deixadas”, Barry White Gone Wrong

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt