À conversa com Sara Oliveira

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A propósito da edição 2014 do festival Vodafone Paredes de Coura, estivemos à conversa com Sara Oliveira, diretora de Marca e Comunicação Vodafone Portugal.

Como funcionou nesta edição a ativação da marca Vodafone? Quais as novidades?
Em 2014, o festival que assinalou a sua vigésima segunda edição sem interrupções, apresentou melhorias instauradas no recinto, proporcionando aos festivaleiros a melhor experiência vivenciada num evento deste género.
Os visitantes tiveram ao seu dispor uma app (iOS e Android) integrada com o Facebook e Instagram, com acesso a uma página com fotografias carregadas com hashtags específicas e partilha de imagens com filtros personalizados. Além de permitir comprar passes ou bilhetes diários para o festival com 20% de desconto para Clientes Vodafone, consultar as principais notícias e cartaz do festival, com filtros por data, palco e artista, a app permitiu ainda criar uma agenda de concertos personalizada, partilhá-la e aceder a informações úteis e comentários sobre os diferentes concertos. Um sistema GPS fornecia ainda a localização exata dos Vodafone Shuttles, disponíveis este ano no festival.
Uma das novidades desta edição foram as “Animal Selfies”. A associação do Vodafone Paredes de Coura a animais vem de longe, pela própria integração do festival no seu habitat natural. Várias têm sido as mascotes que os festivaleiros levam para o recinto. Este ano, a Vodafone acompanhou esta tendência e permitiu que os festivaleiros tirassem uma selfie ao lado de um animal típico de Coura (galo da quinta, vaquinha ou cabrinha), através de um filtro disponível na aplicação móvel do festival.
A Vodafone FM foi a rádio oficial do festival e, durante os dias do evento, teve a maioria da sua programação concentrada no Vodafone Paredes de Coura. No recinto esteve um estúdio onde decorreram emissões em direto, com transmissão de concertos, entrevistas e captação de conteúdos exclusivos com os artistas.
Para que os campistas nunca ficassem sem comunicar, a Vodafone disponibilizou um espaço para o carregamento dos seus telemóveis, o Recharge Center – uma estrutura coberta e localizada perto do campismo, onde os visitantes tiveram cerca de 200 fichas eléctricas disponíveis. No recinto do festival houve igualmente um Vodafone Recharge Point para carregar o telemóvel.
Para além destas iniciativas, a Vodafone disponibilizou ainda camas de rede, sofás insufláveis, bóias e espreguiçadeiras no rio Taboão. Foram ainda disponibilizados Vodafone Shuttles, que fizeram gratuitamente o percurso de ida e volta entre o parque de campismo e a vila para os portadores de pulseira (passe) do festival.
Por último, a Vodafone levou também a música para fora do recinto do festival, com concertos exclusivos e artistas surpresa em locais, também eles, não conhecidos previamente. O acesso foi gratuito mas limitado.

Ao nível do investimento sabemos que a Vodafone não revela números, mas foi ele mais forte este ano?
A música, que absorve cerca de metade do investimento anual da Vodafone em patrocínios, destaca-se pelas emoções que desperta e pela abrangência que tem em termos de público. Neste âmbito, a Vodafone tem um longo histórico de associação à música e particularmente aos festivais, tendo, por exemplo, patrocinado todas as edições do maior evento de música do mundo, o Rock in Rio-Lisboa (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014, este último como Patrocinador Principal deste festival internacional).

O mundo da música tem vindo a ser uma das áreas mais importantes para a Vodafone. Porquê este interesse e que mais-valias dai advêm para a marca?
A música tem vindo a ser uma aposta forte da Vodafone por ser um vetor potenciador dos valores da sua marca. O retorno muito positivo tem comprovado o sucesso desta estratégia de associação aos maiores e mais relevantes acontecimentos de música em Portugal.
O Vodafone Paredes de Coura, por exemplo, fruto do forte investimento na melhoria das infraestruturas, serviços, segurança do recinto e campismo, em conjunto com um cartaz musical criterioso, foi distinguido pelo público nas categorias de Melhor Festival Não Urbano e Melhor Campismo na primeira edição dos Portugal Festival Awards. Na realidade, este prémio que refletiu os resultados do estudo realizado pela Marktest durante a edição de 2013, que registaram um grau de satisfação do público superior a 90%, com os inquiridos a manifestarem a clara intenção de regressar em 2014 e de recomendar o Vodafone Paredes de Coura aos amigos.
Algumas manifestações de retorno surgem, também nas diversas edições do Rock in Rio, por exemplo, onde a Vodafone surge sempre como uma das marcas mais associadas ao evento. No caso do Vodafone Mexefest, o reconhecimento ganhou mesmo uma dimensão internacional que lhe valeu a distinção de ‘Best Musical Event’ e ‘Best Media Coverage’ nos European Best Event Awards.

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Alcançando públicos diferentes em cada um dos eventos de música que patrocina a Vodafone tem uma oportunidade de ouro de chegar mais pessoas, certo? Em que é que isso se reflete ao nível dos resultados?
A música e a envolvência de festivais como o Vodafone Paredes de Coura, assim como do Vodafone Mexefest ou da rádio Vodafone FM, representam ótimas oportunidades para atingir o público jovem, fundamental para a marca. A este propósito, refira-se que a marca Vodafone é claramente líder no segmento jovem, tendo ao longo dos anos sempre mais de 60% da quota de mercado dos Clientes entre os 15 e os 24 anos (dados do Barómetro das Telecomunicações da Marktest).

Que especificidades apresenta este festival e que desafios coloca a uma marca tão forte como a Vodafone?
É notória a grande afinidade entre a linha musical da Vodafone FM e a filosofia do Vodafone Paredes de Coura, um evento que responde de forma eficaz ao posicionamento da Vodafone na área da música. O facto de se tratar de um festival que decorre distante dos grandes centros urbanos foi outro fator que contribuiu para esta parceria. Além de patrocinar, a Vodafone dá nome a um festival com mais de vinte anos de história, atualmente o mais antigo realizado em Portugal, e que já foi nomeado internacionalmente para os Europe Festival Awards.

Qual o balanço que faz da edição 2014 do Vodafone Paredes de Coura?
Nesta edição por onde passaram 100 mil pessoas ao longo dos quatro dias de festival, e cujo último dia teve lotação esgotada, o balanço é francamente positivo.
Todos os anos, o anfiteatro natural da Praia Fluvial do Taboão recebe novos talentos, dá a descobrir as melhores promessas musicais nacionais e internacionais, consagra os mais especiais e surpreende o mundo com a sua beleza autêntica, reforçando o posicionamento da Vodafone como marca criadora de tendências nesta área. Prova disso são as várias bandas desconhecidas que se estreiam no Vodafone Paredes de Coura e regressam mais tarde a Portugal para outros festivais, comprovando a importância que este festival tem no panorama musical.
Conseguimos demonstrar que o Vodafone Paredes de Coura, onde os amantes de música vivem uma experiência única num cenário idílico, continua a ser o habitat natural da música para o público e para os artistas, que em 2012 o colocaram na shortlist dos nomeados para os Europe Festival Awards, na categoria de “Festival Favorito dos Artistas”.
Nos Portugal Festival Awards, o Vodafone Paredes de Coura foi distinguido pelo público nas categorias de “Melhor Festival Não Urbano” e “Melhor Campismo”. O Vodafone Paredes de Coura é mesmo um festival de paixões, como o dizem os resultados dos estudos que mostram que o público tem não só clara intenção de regressar, como recomenda o festival aos seus amigos (Markest).

De todos os concertos qual o que mais lhe agradou?
Com a qualidade do cartaz desta edição fica difícil apontar apenas um… Destacaria, pela singularidade das atuações, os artistas presentes nas Vodafone Music Sessions.
A abrir numa envolvente idílica, uma ponte romana com o rio a passar por baixo, esteve Capicua. Num registo puramente vocal, os festivaleiros presentes desfrutaram de um ambiente íntimo em que foram declamados poemas de uma força incrível.
Seasick Steve surpreendeu no dia seguinte com o seu carisma num concerto único, pontuado por toda uma atmosfera rústica, completamente inusitada, em plena Serração de Paredes de Coura. Num tom muito familiar e acolhedor, foi um privilégio ouvir este veterano que demonstrou que a idade não passa de um estado de espírito.
Não posso deixar de destacar também a emoção que é ver um concerto como o de Franz Ferdinand no backstage.

Este investimento da Vodafone na música é para continuar?
Certamente que sim. A estratégia da Vodafone nesta área aposta na utilização da música como uma forte ferramenta comunicacional que transmite os valores da marca de forma relevante e permanente junto daquele que é um dos seus principais públicos-alvo.

Por: Sandra Pinto

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