Os singles da salvação by Filipa Moreno

Singles_salvacao-LookMag_pta00

Chegámos àquela altura do ano em que já só se pensa nos festivais de verão e em enfiar os pés na areia enquanto se destila inveja no Instagram com fotos de praias paradisíacas e refrescos gulosos. Chegámos, finalmente, às tardes nas esplanadas e aos sunsets.

Chegámos aos novos lançamentos, aquela altura tão especial em que as nossas bandas preferidas antecipam os trabalhos que vão chegar em breve com singles que despertam a curiosidade. Chegámos ao período de estágio para os festivais e já estávamos a precisar tanto disto quanto de vitórias do Sporting.

Aqui ficam os singles da salvação – playlist para sair da apatia do inverno e entrar directamente no verão, com a mesma convicção de um mergulho na piscina no Milhões de Festa.

Singles_salvacao-LookMag_pt01

Os Blur estão de volta e o mundo da música está aos saltos. “The Magic Whip” é o primeiro trabalho que o grupo edita em 12 anos e sai já a 27 de abril. Singles para ouvir até lá: “Go Out”, “There Are Too Many of Us” e “Lonesome Street”. Em julho, queremos ouvir estas e muitas outras no Super Bock Super Rock.

Outro regresso muito aguardado é o dos Tame Impala. Os meninos bonitos do rock psicadélico vão apresentar o sucessor de “Lonerism” (2012), que já tem nome – “Currents” – mas não tem data. Enquanto esperamos, ficam “Let It Happen” e “‘Cause I’m a Man”.

“Sunshine on My Back” é o único tipo de raio de sol de que Matt Berninger gosta, diz o vocalista dos The National nesta nova música. É, contudo, um single sem filiação. Não se sabe se é a introdução do novo disco dos mestres da melancolia indie. Sabe-se apenas que tem a participação de Sharon Van Etten, também ela dada a certa melancolia.

Os The Vaccines já não são novidade para ninguém – a não ser para mim. Só há pouco tempo acordei para “Come of Age”, disco de 2012 com canções aceleradas e leves como “No Hope” e “Teenage Icon”. Para me retratar do atraso, já pus em loop os dois novos temas da banda britânica, “Handsome” e “Dream Lover”, avanços de “English Graffiti”, que deverá sair em maio. Nada de novo, mas em equipa que ganha não se mexe.

A 21 de abril chega o segundo álbum dos Alabama Shakes, de que já se conhecem “Don’t Wanna Fight” e “Gimme All Your Love”. O novo trabalho tem por título “Sound & Color” e segue-se a “Boys & Girls” (2012).

Quanto aos Palma Violets, já não temos de esperar muito para conhecer “Danger In The Club”. Sai a 4 de maio e o primeiro single recebeu o mesmo nome do álbum.

Logo depois, a 26 de maio, o mundo conhece “Multi-Love”. É o terceiro registo de estúdio dos Unknown Mortal Orchestra, eles que nos visitam em julho.

A playlist inclui ainda álbuns recentes, alguns dos quais estiveram nos nossos sonhos durante as tardes de chuva em que adormecemos no sofá com um cobertor nas pernas. Podem ouvir-se aqui as primeiras faixas de “I Love You, Honeybear”, de Father John Misty; “Strangers to Ourselves”, dos Modest Mouse; “Girls in Peacetime Want to Dance”, dos Belle and Sebastian; “No Cities to Love”, das Sleater-Kinney; “Kintsugi”, dos Death Cab For Cutie; “Chasing Yesterday”, de Noel Gallagher.

Não esquecemos a estreia que está a dar que falar – “Goon” do altíssimo Tobias Jesso Jr. nem o arrebatador “Carrie & Lowell”, de Sufjan Stevens. É tudo novo e é tudo bom.

Entre os lançamentos nacionais, trazemos “Take a Chance” de Moullinex, que tem disco novo a 18 de maio. Também para ouvir ficam os temas de avanço dos já editados trabalhos de Capicua (“Medusa”, álbum de remisturas “e uma ou outra coisa nova”) e de Carlão (sim, o puto dos Da Weasel já chegou aos “Quarenta”).
Bons mergulhos.

Nota: A propósito de material novo, atenção ao Record Store Day que este ano acontece a 18 de abril.

https://www.facebook.com/theUrbanBlues?fref=ts

Texto: Filipa Moreno

You May Also Like

Casino Lisboa estreia “La La… Boom!” com entrada livre no Arena Lounge

MaZela é o projeto vencedor do Festival Termómetro 2024

Black Hill Cove anunciam concerto no SIDE B

Ney Matogrosso, chega aos Coliseus em setembro

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt