Pão à Mesa Com Certeza uma certa Portugalidade

Se procura um ambiente acolhedor e uma carta de fazer crescer água na boca este este é o espaço certo para si. Fica no Príncipe Real e dá pela graça de Pão à Mesa Com Certeza.

São três os principais alicerces deste restaurante: qualidade, sustentabilidade e sazonalidade. A ligá-los a Portugalidade dos produtos com os quais são confeccionados os pratos. A mesma Portugalidade que pontua na decoração do restaurante e que tem o máximo expoente nas fotos e nas frases de importantes individualidades do universo cultural nacional.

Da autoria do chef José Lopes, a carta de inverno do restaurante consegue a proeza de harmonizar na medida certa as mais antigas tradições da gastronomia portuguesa com a contemporaneidade da cozinha actual. Nas sugestões sobressaem, além da criatividade do chef que já trabalhou com Joachim Koerper no Eleven e com Rui Paula no Terraço, os produtos sazonais de elevada qualidade e que dão corpo a sugestões gastronómicas que ajudam a superar os meses mais frios do ano.

Pão de fermentação natural com sementes, manteiga de enchidos caseira, queijo meia cura alentejano, azeite e azeitonas temperadas
Camarão BT com migas do mesmo, bisque e funcho
Cogumelos, ovo, balsâmico e alho francês
Creme de abóbora, pernil de porco e castanhas

Das mãos do chef, por muitos considerado já um dos talentos mais evidentes da gastronomia nacional, a carta surpreende não só pela variedade, mas sobretudo pela classe com que manuseia e harmoniza os diferentes elementos que a integram.

Peixe do dia em xerém de berbigão, algas e coentros
Polvo de Santa Luzia fumado com batata doce em várias maneiras
Bochechas de porco, camarão e couve flor

Tomando como ponto de partida pratos tradicionais portugueses, o chef chega a sugestões que marcam a diferença pelo toque de contemporaneidade por ele acrescentado. À frente da cozinha do Pão à Mesa Com Certeza desde há cerca de cinco meses, o chef conseguiu uma carta onde a homenagem à Portugalidade marca acentuada presença, seja nos sabores ou nos aromas. Algo que agrada a portugueses, mas que deixa extasiados os visitantes estrangeiros, como tivemos ocasião de comprovar no dia em que visitámos o restaurante.

Torta de laranja do Algarve e maracujá
“Tarte” de maça e gengibre com merengue
Mousse de chocolate com cheirinho

Pão à Mesa Com Certeza
Rua Dom Pedro V, 44
Lisboa
Tel. 966 122 675

Horário: Das 12h00 às 01h00. Sexta-feira e sábado, até às 02h00. Domingo, até às 00h00. Não encerra.

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

Erva um restaurante que mais parece um jardim

Brunch no Clube Lisboeta

Pequeno almoço libanês no Muito Bey

Pestana Hotel Group preparou ementas especiais para receber 2019

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt