Vestigius surpreende com nova carta

Sabores do mar. É assim que podemos definir a nova carta do restaurante Vestigius.

Localizado no Cais do Sodré, o espaço, propriedade de Esmeralda Fetahu e João Fernandes, volta a surpreender com um conjunto de sugestões dignas de referência que não vão deixar nenhum apreciador de boa gastronomia indiferente.

Debruçado sobre o Tejo, o Vestigius, aberto desde 2013, conjuga no seu interior diferentes facetas, pois além de restaurante, apresenta uma excelente carta de vinhos e cocktails, um pouco a herança do espaço que antes era, onde o enfoque recaía sobre o vinho.

«Vestigius devido ao mar, aos descobrimentos e aos inúmeros vestígios encontradas. É como uma onda: por onde passa revela um tesouro. Por isso este espaço revelará sempre o contacto com a história do país onde se encontra», Esmeralda Fetahu

Além de ter uma vertente cultural muito forte, ou não fosse Esmeralda artista plástica, que é, por sinal, responsável pela decoração do espaço. Tradição e bem-receber harmonizam-se para receber os visitantes, escolham estes ficar na esplanada ou numa das salas que ocupam os dois pisos do restaurante.

As opções são muitas e passeiam-se entre as caçarolas de frutos do mar, as tapas e os petiscos. Seja qual for a hora em que opte por visitar o restaurante, à sua espera terá sempre uma selecção de excelentes iguarias.


Polvo à Vinagrete

Tendo o Tejo como cenário, aquele que era um antigo armazém de sal, surpreende, primeiro pelos detalhes decorativos, como as cordas e os cabos de navios antigos, os cristais que parecem gotas de chuva e as árvores que parecem sustentar o espaço, e depois pela magia da gastronomia, toda ela delicadamente confeccionada com recurso aos ingredientes mais frescos.

Carpaccio

Assinhas de frango

Servida ao almoço ou ao jantar, a carta deixa de água na boca até dos mais exigentes. Destas sobressaem as caçarolas de peixe e marisco para partilhar, como a de Coccote de la Mer – molho à base de natas, alho francês e anis estrelado, a Brodetto di Mare – com molho à base de tomate, cenoura, aipo e alho, a Bulhão Pato – com molho à base de vinho branco, alho e coentros, e o caril de peixe na caçarola, com inspiração e sabor oriental.

Caçarola Brodetto di Mare

Duas das outras opções bastante solicitadas são os carabineiros à royal e o camarão tigre grelhado. Escusado será dizer que é tudo verdadeiramente delicioso.

Na sobremesa não se acanhe e renda-se aos sabores e texturas do pecado da gula, e, sem culpas, seja feliz.

Vestigius
Rua da Cintura do Porto de Lisboa
Cais do Sodré, Armazém A17
Lisboa

Texto e fotos: Sandra Pinto

You May Also Like

Vila Valverde Design & Country Hotel recebe jantar com chefs Michelin

Fomos conhecer o Three Bones o restaurante mais angolano de Lisboa

Pabe onde a tradição da boa gastronomia ainda é o que era

Clube Lisboeta renova carta e desafia para novas viagens gastronómicas

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt