Testado & Aprovado: os gelados italianos da Gelateria La Romana

Já não é preciso ir a Itália para experimentar os melhores gelados que lá existem. Basta ir a Lisboa e deslocar-se à Rua de São Nicolau 44, na esquina com a Rua dos Correeiros. À sua espera está a Gelateria La Romana.

Tudo começou em 1947, em Rimini, no coração da região italiana da Romagna. «Foi aqui que a primeira gelataria abriu portas e foi batizada pelo seu fundador numa homenagem à sua filha», contou-nos Sónia Parreira, a oftalmologista portuguesa que se apaixonou pelos gelatos La Romana e decidiu trazê-los para o nosso país. Em 2017, Sónia deslocou-se a Viena para participar num congresso de oftalmologia. «Nessa viagem conheci La Romana e percebi que queria ter um espaço assim», relembra.

Não hesitou e com David De Francisco, o empresário espanhol que tem nove lojas em Espanha, decidiu avançar.

Voltemos à história original para vos contar que mais tarde Vito Zucchi adquire o negócio ao qual se dedica com paixão e mestria. «Partindo da sua imaginação fervorosa e com os poucos ingredientes existentes na época, Vito criou uma vasta gama de sabores de qualidade que ainda hoje podem ser encontrados nas lojas La Romana», conta Sónia. Mais tarde, os seus filhos Ivano e Massimiliano, continuam a fazer crescer a marca e a oferecer sabores tradicionais preparados exclusivamente com ingredientes selecionados, como eram feitos antigamente.

Regressemos à loja de Lisboa, onde, in loco, Sónia nos revela que sempre foi entusiasta da pastelaria. «Para abrir La Romana realizei formação profissional certificada pela marca, sendo que sou a única responsável pela confeção das sobremesas», revela.

Com 75 anos de história, a tradição da Gelateria La Romana continua em Lisboa. «Todos os gelados são feitos manualmente no Laboratorio Artigianale na própria loja», sublinha Sónia que faz questão de nos mostrar o pequeno “laboratório” onde a magia acontece.

«Os sabores são cuidadosamente preparados respeitando cada fase de produção: mistura dos ingredientes, pasteurização e descanso da mistura», acrescenta. De referir que, desde 1947, que a cuba de imersão é uma característica do balcão das lojas La Romana, garantindo que o gelado está sempre cremoso e protegido de impurezas. «Para que os clientes possam saboreá-lo imediatamente após a mistura, apenas são produzidas quantidades limitadas em vários momentos do dia».

Os sabores estão ligados às estações do ano, à natureza e aos seus frutos da época, ao mesmo tempo que se recriam sensações ligadas a sabores antigos, «graças ingredientes genuínos e biológicos de alta qualidade», reforça a responsável.

De entre dos sabores mais icónicos destacam-se o Crema dal 1947, o Zabaione Come una Volta, o Pesto di Pistacchio, o Pesto di Nocciola Trilobata ou o Croccante della Nonna, aos quais se junta o sabor Pastel de Nata.

«Gostaria de referir os produtos vegan», solicita Sónia, «feitos sem ingredientes de origem animal, como os sabores de frutas ou de Chocolate Negro do Equador, resultam de uma extensa pesquisa, necessária para manter os padrões de alta qualidade típicos dos gelados tradicionais».

Para o pico de verão surgem novas especialidades, as cremolatas de frutas, «muito mais cremosas do que um granizado tradicional, a textura refrescante das Cremolatas deve-se à quantidade e qualidade da fruta que é utilizada na sua preparação», avança, adiantando que estão disponíveis em dois sabores: limão e manga.

Se gosta de arriscar novas experiências, não pode deixar de experimentar a tosta de gelado, «um conceito que tem tanto de diferente como de delicioso», garante Sónia. Mistura de quente e frio, «a cremosidade do gelado contrasta com o crocante do pão brioche integral torrado, numa conjugação improvável».

Uma última nota para a grande preocupação com o meio ambiente, que «nos leva a limitar ao mínimo o uso de materiais com impacto ambiental negativo, sendo que para as embalagens, usamos principalmente materiais reciclados ou de plástico PLA, totalmente natural, biodegradável e compostável», conclui Sónia.

Gelateria La Romana
Rua de São Nicolau 44, esquina com a Rua dos Correeiros
Lisboa
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 13h00 às 23h00

You May Also Like

Brands That Matter: 2022 o regresso da música a Paredes de Coura com a Vodafone

O exercício físico na ajuda ao combate à celulite

Testado & Aprovado: KIT Viagem Holon

Testado & Aprovado: Gambão da Pescanova

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt