Sobreviva a Dezembro sem engordar

A cerca de um mês do Natal a agenda começa a ficar cheia. Com o final do ano chega a época das festas, com muitas luzes, presentes… mas também almoços de empresa, reunião de amigos, lanches de colegas, jantares e ceias em família, bem como as festas de passagem d´ano. Para muitas pessoas estes dias são sinónimo de uma alimentação pouco saudável e de quilos, colesterol, triglicéridos a mais. Mas não tem que ser necessariamente assim.

Um dia não são dias e o Natal deve ser a excepção anual. Mantenha uma alimentação saudável ao longo do ano de forma a permitir interrupções nesta época. Neste período são permitidos quatro dias de «transgressão», a véspera e o dia de Natal bem como o último e o primeiro dia do ano. Não é só entre o Natal e o Ano novo que se ganham quilos, mas antes entre o Ano Novo e o Natal…seguinte!

As palavras-chave para sobreviver a esta época sem engordar são: bom senso e moderação.

Siga algumas regras alimentares:
 

Controle o número de refeições diárias. Deverá fazer pelo menos 5 refeições fraccionadas ao longo do dia, não ficando mais de 3h30m sem comer. De modo a nunca sentir fome, pois este a inimiga de escolhas ponderadas e saudáveis. 

Planeie as situações sociais. É fundamental ir bem alimentado e saciado, para um almoço ou jantar. 

Antecipe as dificuldades. Se lhe é difícil resistir às entradas, peça uma sopa de legumes ou uma salada de alface. Só sem fome é que conseguirá resistir. Posteriormente, tente escolher o prato que mais lhe apetecer das opções saudáveis e menos calóricas.

Faça substituições alimentares. Se a sua maior dificuldade é resistir às sobremesas, opte por um prato somente acompanhado por vegetais ou uma salada, em detrimento dos hidratos de carbono (arroz, massa, batata), ou não consuma bebidas alcoólicas. Poupará calorias e poderá consumir uma sobremesa, sem haver tanta sobrecarga calórica.

Regra das compensações. Equilibre o excesso de calorias ingerido ou a ingerir. No dia em que tiver uma festa ou uma refeição mais calórica, prefira refeições mais leves durante o dia. Faça mais exercício nesse dia ou no seguinte (pelo menos 40/45 minutos), ande mais a pé ou suba mais escadas durante essa semana.

O costume dos doces fritos envolve, não só a prova obrigatória das muitas e saborosas variedades destes típicos doces de Natal, mas também a arte da sua confecção. Em muitas cozinhas, os doces são preparados da mesma forma há anos. Mas as receitas incorrem constantemente no mesmo crime: excesso de açúcar, excesso de ovos, excesso de gordura. 


Para que a “multa” não seja pesada no período pós-festivo torne os doces mais saudáveis:
Reduza as quantidades sugeridas de manteiga, banha, açúcar, margarina, natas…
Substitua o açúcar por adoçantes ou açúcar light.
Troque as farinhas refinadas por integrais.
Troque o leite gordo por magro ou de soja light.
Use canela, limão…
Use papel absorvente, para retirar o máximo de gordura possível.

Em época de festas, o álcool torna-se convidado em todas as refeições. Seja na confecção dos pratos, à mesa ou como digestivo, seja no champanhe que acompanha os brindes, festas não rima com abstinência alcoólica. Se não existirem contra-indicações médicas, o consumo do álcool é permitido, desde que com moderação. Prefira o tinto ao branco, mas fique-se pelo primeiro copo. Os vinhos licorosos têm um maior teor alcoólico, mas o vinho do Porto é um bom digestivo, por isso pode acompanhar a sobremesa com um pequeno cálice.

Sem calorias, o chá verde ou preto é uma óptima opção porque, desde que não se adicione açúcar, não contêm calorias e ajudam a digerir melhor os “excessos”, bem como são também uma excelente fonte de antioxidantes e conferem uma protecção acrescida ao nosso organismo.

Nunca ninguém quis que o Natal fosse saudável, mas é preciso que se tenha consciência que em termos calóricos é um risco, e que o Natal não são 30 dias.
Feliz Natal!

Por Ana Ni Ribeiro
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