Chocolate: um alimento delicioso

Artigo de opinião de Dr. Manuel Barata Simões, porta-voz da ACHOC (Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria)

O consumo do chocolate está associado a alguns mitos que nos impedem de disfrutar de todo o seu sabor. Muitas dessas ideias míticas não têm fundamentos científicos pois o chocolate consumido moderadamente faz bem, como qualquer bom alimento.

Ouvimos muitas vezes dizer que o chocolate engorda, faz borbulhas… mitos que passam de geração em geração e que são repetidos constantemente, mas o que realmente faz mal é o exagero, como por exemplo comer, de uma só vez, uma tablete. A acusação de ser causa da acne, é outro dos mitos atribuídos a este alimento, mas na verdade o cacau ou o chocolate não são a sua causa; quanto muito potenciam o aparecimento, assim como qualquer gordura ingerida em excesso.

Existem incontáveis variedades de apresentação do chocolate, das quais se destacam as mais conhecidas: chocolate amargo, de leite, branco, com frutos, com recheio, (…) mas quanto à seleção do melhor tipo de chocolate, essa já depende do gosto pessoal de cada um. O mais importante é saber saboreá-lo sem culpas ou remorsos. O chocolate é um produto natural produzido a partir da semente de cacau e as diferenças que existem, entre os seus diversos tipos, resultam de uma maior ou menor concentração de cacau e dos ingredientes associados.

Por ter uma maior concentração de sólidos de cacau, é natural que o chocolate ‘amargo’, também chamado ‘negro’, desencadeie de forma mais rápida os efeitos benéficos e estimulantes do alimento. Se o chocolate for de leite, deve-se adicionar aos seus benefícios a existência de cálcio, um mineral importante para a saúde óssea e dentária. Depois, existem outros minerais com uma presença notável no chocolate como o magnésio, o potássio e o fósforo. Quanto às vitaminas, é rico em vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico, micronutrientes indispensáveis na regulação do metabolismo. Se optar por chocolate com recheio de frutos secos, como nozes, amêndoas e avelãs, soma às suas características os benefícios desses frutos.

Saboreie o seu chocolate favorito e descubra um mundo de sensações.
http://www.achoc.pt/

Pode também visualizar o artigo (sem necessidade de Adobe Flash Player) em: http://look-mag.com/2012/06/10/chocolate-um-alimento-delicioso/

You May Also Like

Testámos o novo Bio-Oil Gel e aqui partilhamos o resultado

Experimentámos SKINGAIN e o resultado foi este.

Afinal o que é a meditação? Por Maria João Viana

Lipoaspiração e lipoescultura: pois é, chegou o Verão. Por Luiz Toledo, cirurgião plástico

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt