Brands That Matter: Föld, a marca portuguesa de superalimentos biológicos

Atenta às atuais tendências de mercado, a Föld apresenta a sua gama de superalimentos biológicos. Falámos com Vera Torégão, farmacêutica e responsável pela marca para descobrir mais sobre a brand e a novidade que agora apresentam.

Há uma dúvida que importa desde já esclarecer junto dos nossos leitores: o que são os superalimentos?
Superalimentos é o termo utilizado para designar alimentos de elevada densidade nutricional, inteiros, naturais e com elevada biodisponibilidade de nutrientes. Os superalimentos são ricos em fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas, ácidos gordos essenciais, minerais, proteínas, hidratos de carbono de absorção lenta e fibras. Muitos deles são alimentos que já nos são familiares e estão na nossa alimentação desde sempre; outros estão ainda por descobrir!

Mas de que forma podem os consumidores atestar a total ausência de produtos químicos?
A partir do momento em que têm o selo de certificação do modo produção biológico. Todos os produtos Föld têm certificado de cultura biológica. Isto significa que não podem ter qualquer tipo de aditivos, sejam eles pesticidas, edulcorantes, corantes ou até mesmo conservantes.

E de que forma contribuem eles, efetivamente, para a nossa saúde?
Pela sua riqueza nutricional e pela biodisponibilidade dos seus nutrientes. Num único alimento podemos ter uma concentração muito elevada de vários nutrientes. Por exemplo, as sementes de cânhamo: contêm 32% de proteínas (nas quais podemos encontrar todos os aminoácidos essenciais), são uma opima fonte de ácidos gordos insaturados, tendo a proporção ideal entre ómega 6 e 3. As sementes de cânhamo são ainda ricas em tiamina, magnésio, zinco e cobre.

Podemos então falar em inúmeros benefícios, certo?
Claro! Em especial quando os conjugamos entre si de maneira a ter um benefício específico, seja para ter mais energia ou estimular o nosso sistema imunitário, por exemplo.

Quando nasceu a Föld e o que esteve na inspiração desse nascimento?
A Föld nasceu em 2013, criada por uma colega farmacêutica. Na altura, percebeu-se que não existia na farmácia uma resposta ao nível da alimentação funcional para diversos objetivos de saúde. Sendo que se estava a desperdiçar todo o conhecimento que as equipas das farmácias podem oferecer ao utente ao nível do aconselhamento e sensibilização para a saúde preventiva. A filosofia da marca assenta numa lógica de prevenção e procura da longevidade e da qualidade de vida através de hábitos saudáveis e escolhas conscientes.

Já agora o nome tem algum significado especial? Se sim, qual?
Föld significa terra em Húngaro. É da terra que provêm todos os nossos produtos. São semeados, colhidos e embalados de maneira a preservarem todos os seus benefícios nutricionais.

A que necessidades veio a marca dar resposta?
Se houve algo que já era uma tendência antes da pandemia e que a Covid-19 ainda veio acentuar mais, foi a preocupação em estarmos saudáveis. O consumidor hoje em dia procura ter uma alimentação que vá de encontro às suas necessidades físicas e intelectuais, é cada vez mais informado e procura cada vez mais produtos de origem biológica. A Föld vem responder a esta procura com produtos que são estudados e elaborados por nutricionistas e farmacêuticos, com objetivos específicos de saúde.

Quais os pilares e filosofia da marca?
A qualidade da nossa matéria-prima. Todos os nossos alimentos têm certificação biológica, são 100% naturais –sem organismos geneticamente modificados, sem pesticidas e sem aditivos como corantes, conservantes ou aromas. Estar à venda em Farmácia, o local onde há um aconselhamento profissional especializado. Acreditamos também que uma boa alimentação nada tem a ver com sacrifícios nem com dietas difíceis e complicadas. Comer bem deve ser um prazer e deve ser algo divertido. Por isso, os nossos produtos devem ser encarados como parte de uma alimentação saudável e equilibrada e também como parte de hábitos positivos que se prolongam durante toda a vida, e não durante períodos curtos (como é o caso das dietas). Por isso, apostámos em produtos fáceis de utilizar, que respondem a benefícios concretos e com um excelente sabor!

Olhando para os valores, quais os defendidos pela brand?
Os valores da marca Föld assentam nos seguintes pilares:
– Assumir um compromisso de longo prazo na adoção de hábitos de vida saudáveis, conjugando a alimentação com outros fatores como exercício físico regular;
– Os alimentos saudáveis devem ser acessíveis a todos, fáceis de entender e fáceis de utilizar:
– Comer bem deve ser um prazer, e não um sacrifício;
– Apostar em alimentos de alta qualidade e livres de processos químicos;
– Tirar o máximo partido da vida através do bem-estar e de uma boa performance física e mental;
– Prevenir a doença e prolongar a qualidade de vida.

Olhando para o mercado, a que tipo de consumidor se destina a Föld?
Para qualquer pessoa, desde as crianças aos mais velhos, que procurem ter na alimentação uma reposta para manter ou melhorar a sua saúde.

Existe alguma limitação na idade, ou seja, adequam-se os produtos a crianças ou pessoas idosas?
Não, apenas os produtos que têm sementes inteiras não aconselhamos às crianças mais pequenas (com menos de 3 anos), pelo risco de engasgamento.

Analisando mais de perto a vossa oferta, em que gamas se divide ela?
Temos seis gamas: Vital, Energy, Cardio, Zen, Fit e Imuno.

E quais as especificidades de cada uma?
A gama Vital é destinada a quem procura bem-estar e vitalidade, apresentando dois produtos cada um composto apenas por um ingrediente: sementes de cânhamo descascadas e maca em pó. Os dois Energy foram elaborados para dar um boost de energia saudável. Enquanto o Energy Snack foi pensado para se ir petiscando ao longo do dia (no trabalho ou na escola), o Energy Aveia 6 Maca pode por exemplo substituir o pão ou cereais ao pequeno-almoço ou lanche. São uma fonte saudável de energia física e intelectual e têm uma ação antioxidante.
A gama Cardio (com o Cardio Sementes & Lucuma) foi desenvolvida para pessoas que já têm problemas cardiovasculares como diabetes, dislipidemias, pressão arterial elevada, ou que queiram prevenir o aparecimento destas doenças.
O Föld Zen Cânhamo & Maca é um ótimo aliado para quem está a passar por períodos de maior stress e ansiedade, dorme mal ou precisa de ter maior rendimento intelectual.
A gama Fit foi a última a ser lançada e destina-se a ajudar quem se preocupa com a dieta, a regeneração muscular após o exercício físico e a desintoxicação do organismo.
Por último, a gama Föld Imuno (com o Imuno Baobab 6; Lucuma) é excelente para tomar nesta altura do ano, em que precisamos que as nossas defesas imunitárias estejam no seu melhor, com a chegada do Inverno.

Pode uma pessoa consumir simultaneamente mais do que uma gama?
Sim, perfeitamente.

Para se sentirem os efeitos é preciso esperar algum tempo, ou seja, são eles percetíveis de uma forma, digamos, imediata?
Isso é sempre variável de pessoa para pessoa e depende também de quais são os seus objetivos. Todos os produtos têm indicações de como devem ser tomados. Por outro lado, devem ser integrados num regime alimentar variado e equilibrado. Mas temos tido ótimos feedbacks, e isso é excelente!

Há alguma maneira especial de serem consumidos?
São muito fáceis de integrar no dia-a-dia. Alguns, como o Föld Imuno Baobab & Lucuma, podem até ser dissolvidos em água e beber como sumo. Mas em todos eles damos ideias de consumo e no nosso site existem várias receitas também para consulta.

Qual tem sido o feedback do consumidor português?
Têm sido ótimos! As pessoas sentem-se bem e adoram o sabor dos nossos produtos. Muitas ficam curiosas e não conseguem consumir apenas um! Vão experimentando os restantes.

Onde se podem adquirir os produtos e qual a média de preços?
Os nossos produtos estão à nas farmácias e fora disso podem ser adquiridos também no nosso site em www.fodsuperfoods.com. Os preços estão quase todos abaixo dos 10€.

Olhando para o futuro, quais as vossas perspetivas enquanto marca?
Temos dois produtos estudados para sair em 2023 e muitos outros planos. Estamos também atentos ao feedback que vamos tendo dos nossos consumidores. Inovar está no nosso ADN!

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