Valverde Hotel apresenta nova carta

Valverde Hotel-LookMag_pt00

Fica na Avenida da Liberdade, chama-se Valverde e é novo hotel da capital portuguesa. Passámos por lá para experimentar a nova carta e o resultado não podia ter sido outro: ficámos rendidos!

Da responsabilidade da chef Carla Sousa, as iguarias que nos foram sendo apresentadas davam a certeza de termos chegado a uma espaço onde a excelência do serviço e a qualidade da gastronomia não são intenções vãs. Bem pelo contrário.

Do percurso de Carla Sousa fazem parte não só alguns locais de destaque do universo da restauração nacional, mas também nomes importantes da gastronomia nacional, pois a responsável do Restaurante Sitio Valverde já trabalhou com os chefs Victor Sobral, Airoldi, Luís Calçada e Henrique Sá Pessoa.

Verdadeiramente apaixonada pela cozinha portuguesa, esta descendente de cabo-verdianos, oriundos de Santiago, oferece uma gastronomia onde vingam os sabores nacionais pontuados com ingredientes sabiamente escolhidos e que dão a cada prato uma aura muito sua, muito especial, muito Valverde.

1

Da entrada, realizada com um mini pastel de nata de bacalhau, sobressaiu a leveza da massa e a combinação com o sabor do bacalhau. O que à primeira vista poderia surgir, no mínimo, estranho, transformou-se num sublime degustar que abriu alas para as restantes iguarias…

2

Seguiu-se a mais bela sopa que já tivemos ocasião de degustar, e que, à primeira colherada, se transformou igualmente numa das mais saborosas. Diferente, este caldo verde de batata vitellote com chouriço crocante, apresenta-se suave na textura e perfeito no sabor. O palato agradece!

3

Por entre conversas e gargalhadas, partilhas e sorrisos, a refeição vai ganhando espaço na memória dos convidados. Para pratos principais veio primeiro o peixe, um lombo de garoupa sobre esmagada de farinheira e grelos salteados, combinação inesperada mas cujo resultado foi apenas perfeito, e depois a carne, laminas de novilho maturado com panqueca de chévre e molho de alecrim e maça, sinfonia harmoniosa resultado do misto de sabores e aromas.

4

Antes de revelarmos a causa que levou a um momento de absoluto silêncio entre os convidados, aguçamos a curiosidade relativamente ao espaço onde nos encontramos. Ambiente acolhedor e elegante, o restaurante espelha as opções que presidiram ao nascimento do Valverde Hotel: dotar a cidade de um boutique hotel de classe onde saiba bem estar, seja pernoitando, tomando uma refeição ou partilhando um chá.

5

E eis que chega a sobremesa. Colocados os pratos na mesa, e depois de um primeiro contacto visual era chegada a hora de degustar e aí sim, silêncio… A causa? O gelado de malagueta que fazia companhia à mousse de iogurte grego e à sopa de chocolate. Surpreendente paladar picante que ganha corpo e forma ao misturar-se com a negritude de um chocolate em sopa. Sem dúvida, uma experiência memorável. Igualmente bem conseguido, o creme brulée de café e limão.

6

Se há instantes perfeitos, este foi certamente um deles. Pois, mais do que ficar a conhecer a excelente gastronomia do Valverde Hotel e o trabalho de excelência da chef Carla Sousa, este foi um momento feito de reencontros entre amigos. Parabéns a toda a equipa e sejam muito bem-vindas Adélia Carvalho e Maria Sá da Bandeira, já tínhamos saudades vossas!

www.valverdehotel.com

Texto e fotos: Sandra Pinto

You May Also Like

Erva abre na versão esplanada

MONSANTOS open air apresenta uma carta renovada

VILA BICA petiscos & cocktails faz renascer a pub culture e os late dinners em Lisboa

À conversa com Daniel Pires e Luís Salgado, do Maus Hábitos

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt