Testámos a gastronomia do Diyalo e aprovámos todas as sugestões
Virado para a Praça do Martim Moniz, o Diyalo abriu portas em 2016. Imaginado por Rabin Adhikari, o restaurante traz até Lisboa um menu composto por iguarias oriundas do seu pais de origem, o Nepal.
Em todos os aspetos, o Diyalo presta homenagem ao Nepal. Desde o seu nome, que significa pinheiro em nepalês, tendo sido escolhido para lembrar uma tradição presente em muitas aldeias do país, de usar velas de resina natural para iluminar as casas, passando pela decoração toda ela cheia de elementos alusivos à cultura do país, até, claro está, à gastronomia servida.
Rabin Adhikari faz questão de nos explicar que «na base da gastronomia servida no Diyalo estão algumas das mais típicas receitas de street food da Índia e do Nepal», o que aguçou ainda mais a nossa vontade de experimentar. Perante o menu, deixámo-nos guiar pelas suas sugestões e não podia ter corrido de melhor forma.
Assente num sentimento de partilha, tão característico da comunidade nepalesa, as iguarias foram chegando à nossa mesa trazendo muita cor e muito aroma. Servidas por um staff muito simpático e atencioso, todas se apresentavam repletas de sabores exóticos, onde as especiarias se destacam.

Impossível resistir ao Jhaneko Momo, um dos seis pratos de MOMO, prato tradicional à base de dumplings caseiros recheados com galinha, com várias variantes ao nível da confeção, sejam ao vapor, fritos, com molho de chilli, ou em sopa. O Jhaneko Momo com um molho frio de sabor a sésamo é absolutamente delicioso!

Os grelhados confecionados num tandoor tradicional protagonizam vários pratos da carta, e surgem com diferentes masalas, isto é, misturas de especiarias. O Pork Sekuwa surge como um prato perfeito para partilhar.

Quando o pani puri chegou à nossa mesa foi sucesso imediato, mas com ele veio a dúvida: como comer esta iguaria indiana? Esta popular comida de rua feita de uma casca crocante recheada com batatas, grão de bico, temperos ou pimenta e águas aromatizadas, é muito popular na Índia, onde existe uma variedade de sabores.
Pani puri são pequenas esferas ocas (puri) recheadas com uma água (pani) aromatizada, vegetais ou outros ingredientes. As esferas são feitas com uma massa frita. O glúten das farinhas usadas e a textura da massa, em particular a quantidade certa de água, fazem com que os discos de massa ao serem fritos se transformem numas esferas crocantes e ocas. Uma dica: depois de encher as puri com o recheio, coma de uma só vez!

Depois das entradas era altura de escolher dois pratos principais, e se dúvidas houvesse rapidamente foram desfeitas. Assim na carne escolhemos um delicioso prato de pedaços de frango assado marinado num molho curry temperado, cremoso e de cor alaranjada.

Impossível resistir a experimentar os camarões, e ainda bem que escolhemos. Prawn Masala do Diyalo é dono de um sabor único. Muito saboroso é feito com camarão fresco, cebola, tomate, iogurte e especiarias. A sério, experimentem pois vale mesmo muito a pena.


A acompanhar, um arroz aromático digno de figurar na lista dos nossos preferidos!

Mas há muito mais na lista do restaurante para experimentar, como o Thali, prato composto por uma variedade de pequenas porções de diferentes pratos com o objetivo ser uma refeição completa, recheada de sabores e aromas que se complementam – pode incorporar até 10 pratos diferentes – entre carne, vegetais, molhos, chutneys e até sobremesas – sendo sempre acompanhados com Naan e papari -, o Biryani, que combina arroz basmati com vegetais ou carne marinada em iogurte e diversas especiarias, ou as Chicken Lollipop (perninhas de frango marinadas com ervas nepalesas e depois frita).
Ao nível das bebidas, o Diyalo oferece uma seleção de escolhas indianas e nepalesas. pela nossa parte não resistimos a experimentar uma das mais famosas cervejas do Nepal e ficámos fãs.
Se for apreciador de sobremesas, existe uma variedade de opções disponíveis.
Diyalo
Travessa da Palma, nº2B,
Martim Moniz
Lisboa
Reservas: 21 886 2395
restaurantediyalo@gmail.com
Horário: 12h00 – 24h00