Testado & Aprovado: Seis Garrafeira & Petiscos com vista para o Tejo

Lisboa é linda e disso ninguém tem dúvidas. Mas, Lisboa tem outros motivos de interesse, como a boa gastronomia com especial enfoque nos petiscos, tão apelativos nesta época do ano. Pois foi precisamente petiscos que fomos experimentar. Os do Seis Garrafeira & Petiscos.

Bem perto do Castelo de São Jorge, rodeado de história e tradição vamos encontrar o Solar dos Mouros Lisboa Boutique Hotel. No primeiro piso da unidade hoteleira abriu recentemente um espaço que vai, certamente, marcar a diferença na gastronomia da zona, o Seis Garrafeira & Petiscos. O motivo do nome? «Precisamente esse que está a pensar: seis é o número da porta! Simples e eficaz!», revela-nos o responsável pelo restaurante, Bruno Sousa Teixeira.

O Seis Garrafeira & Petiscos prima, desde logo, pela localização. Das suas janelas vê-se o Tejo, companheiro fiel de todas as horas. Ao entrar rapidamente damos conta do requinte da decoração, que, sóbria e elegante, apela a que nos sentemos e olhemos em volta para descobrir cada detalhe e cad pormenor. Claro que o ponto alto é mesmo a recheada garrafeira do espaço, povoada de vinho nacionais que têm a função de acompanhar os petiscos, ou então, podem perfeitamente ser degustados sozinhos. Bruno Sousa Teixeira gere o Solar dos Mouros Lisboa Boutique Hotel desde 2016, e de forma independente, com outro sócio, desde maio de 2020, desvenda que «antes estava aqui um restaurante de sushi que não correu lá muito bem, pelo que durante a pandemia (nunca deixei de cá vir), tive a ideia de transformar o espaço numa área dedicada aos vinhos que, claro, pedem a digníssima companhia de uns bons petiscos».

Algo que de imediato nos cativou no espaço foi a simplicidade com que fomos recebidos, sentimo-nos a chegar a casa de amigos. O ambiente acolhedor, propicia a partilha, não só de boa conversa, como da própria gastronomia. Pedida a carta rapidamente ficámos de águia na boca, sendo tomados simultaneamente por uma enorme indecisão: o que comer? A resposta? Muito simples, tudo, ou quase. Calma, que as doses não são exageradas e devem ser partilhadas, pelo que não há o risco do pecado da gula.

Manteiga de chouriço, azeite com vinagre balsâmico e pâté de vaca

A dois (como foi o nosso caso) ou em grupo, o SEIS acolhe todos com a mais pura e simples alma portuguesa. «Imaginei o SEIS especificamente para o público nacional, pelo que os preços são bastante acessíveis, variando mais ou menos entre os 5 e os 15 euros», avança o responsável. Mas vamos ao que importa, a gastronomia. Das mãos do (jovem) chef executivo Samuel Sousa nascem sugestões ás quais é impossível resistir. A harmonização dos ingredientes (todos frescos e da época) surge no ponto ideal fazendo com que os sabores e os aromas não se anulem, mas antes se complementem.

No palato as texturas surpreendem pela qualidade da confeção: a maciez da carne no pica pau de novilho, o ponto de cozedura dos legumes glaceados (sempre baby), a suavidade das gambas à guilho, a morcela que de tão saborosa não parece morcela (que nos desculpem os puristas), tudo bate certo.

Legumes glaceados
Caldinho da horta
Gambas à guilho
Morcela com maça caramelizada
Pica pau de novilho
Sugestão do chef
Batata brava ao forno

A acompanhar o vinho. Optámos por experimentar o que vai buscar o nome ao espaço, pelo que degustámos um fresco SEIS branco e um encorpado SEIS tinto.

Sunny, um dos simpáticos e prestáveis elementos do staff

Terminar a refeição sem um doce, não era de todo o opção. E, mais uma vez, fomos surpreendidos pelo chef Samuel que nos presenteou com uma bomboca de mousse de menta com suspiro. Mas o doce do SEIS nem sempre é o mesmo, tal como acontece com a sugestão do chef, pelo que vá de mente aberta para experimentar o que lhe chega à mesa (que será, certamente, delicioso).

Bomboca com mousse de menta e suspiro

No fim pode optar por um vinho do Porto, ou faça como nós, e aceite provar a aguardente caseira que Bruno “esconde” por debaixo do bar. Garantidamente não se vai arrepender!

Se visitar o SEIS à segunda-feira vai ser brindado com um belíssima sessão de fados. Aconselhamos a que fique atento às redes sociais do restaurante para ficar a par das próximas novidades.

Seis Garrafeira & Petiscos
Rua do Milagre de Santo António 6
1100-351 Lisboa
Reservas: 21 886 2841
Horário: das 12h45 às 23h; encerra à terça-feira

You May Also Like

Testado & Aprovado: ready to drink do grupo Pernod Ricard Portugal

Einstürzende Neubauten na Aula Magna e o carisma de um homem chamado Blixa Bargeld

The Soft Moon em Portugal em Outubro

Testado & Aprovado: Plano Cellulase 3 Passos para o verão

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt