Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique

Focada nas tapiocas, abriu no Mercado de Campo de Ourique, pelas mãos de Anna Arany e Inês Cabral, a Tapiocaria, um novo conceito de comida saudável.

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique
Anna Arany

Alimento muito divulgado no Brasil, a tapioca tem vindo a granjear uma fama crescente em Portugal, especialmente junto dos desportistas e devido às suas comprovadas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Em Portugal há 10 anos, Anna Arany, explicou que estando desde sempre ligada a negócios no sector da restauração, nomeadamente de sushi, percebeu que era a altura certa de avançar com a Tapiocaria, «já tinha este desejo há algum tempo, e tudo se proporcionou quando ficámos com este ponto no mercado», referindo-se a Inês Cabral, sua sócia na Tapiocaria, «a verdade é que apesar de acharmos que íamos ter sucesso, tendo sempre presente a dúvida de se iamos ou não com este conceito agradar aos visitantes do mercado e ao seu palato, a verdade é que nunca esperei uma tão grande receptividade, pois, de facto, o negócio está a correr muitíssimo bem».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique

Com a aptência cada vez maior por tudo o que é saudável por parte dos consumidores atuais, rapidamente se percebe que a Tapiocaria está no lugar certo, à hora certa, pois como nos revela Anna «foi o momento certo para dar vida ao projecto, pois aproveitámos este movimento pró-saudável que se vive por cá». Apesar do sucesso, Anna tem a noção de que a concorrência hoje em dia é muita pelo que é necessário marcar a diferença. «Somos ambas obcecadas pela qualidade, pelo que procuramos sempre ter os melhores ingredientes e analisamos cuidadosamente o estado de cada um para assegurar a sua frescura e qualidade», afirma a responsável, atestando que «por mais que estejamos dentro de uma tendência, se os consumidores não gostarem do produto que lhes estamos a oferecer não vão voltar. Agora, se o produto for bom, a tendência pode passar, mas as pessoas vão continuar a vir ter connosco e a consumir».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique

Instalada num espaço que recebe diariamente muitos turistas, o Mercado de Campo de Ourique, a Tapiocaria cativa igualmente quem nos visita vindos de outras paragens. «Os turistas têm reagido muito bem. Chegam até nós e tentam perceber o que temos para lhes oferecer. Quando explicamos, invariavelmente ficam, provam e gostam», confirma Anna, revelando que «a maior parte dos nossos clientes são portugueses e muitos são já clientes habituais que regressam numa base quase diária, o que é muito interessante de perceber».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique
Tapioca de guacamole e salmão

Mas será que a tapioca é um tipo de alimento que se pode consumir de uma forma assim tão regular? Anna afirma que sim. Na sua origem a tapioca tem a farinha de mandioca, que, combinada com água, dá origem à goma da mandioca, da qual se faz a tapioca. Hidrato de carbono, a tapioca não tem glúten e é de fácil absorção, pelo que se apresenta como um alimento bastante saudável. «A tapioca pode ser consumida todos os dias e a qualquer hora, pois estamos a falar de um produto muito versátil, leve de fácil digestão e que pode ser combinado com qualquer outro tipo de ingrediente».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique
Tapioca de húmos, beterraba e espinafre

Do menu da Tapiocaria há tapiocas salgadas e outras doces, sendo que as distintas combinações foram todas da autoria de Anna e Inês, «nenhuma delas existia, foram todas criadas por nós. Com a nossa experiência em diferentes áreas da restauração, foi simples, pois bastou pensar nas combinações que as pessoas mais procuram e as que mais gostam. Baseado nessas conclusões criámos as diferentes tapiocas». Mas este não é menu estático, pois, como nos revela Anna «vamos ouvindo opiniões, acrescentando ingredientes e, se as combinações funcionarem passam a integrar o menu. Tudo aqui funciona com base numa grande versatilidade, não há regras. Estamos sempre atentas ao que os nossos clientes pedem, às suas preferências e com base nelas, se fizer sentido e se os ingredientes combinarem criamos novas sugestões».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique
Tapioca de frango fumado

Quanto a abrir novas tapiocraias noutros pontos da cidade, Ana afirma de rompante que não, «este já dá muito trabalho, é preciso muita dedicação, pois temos cada vez mais clientes, e ainda não começou o Verão». A ideia, diz Ana, é cimentar este espaço, dar-lhe consistência e boa reputação, «queremos que o staff seja competente e que os produtos sejam de qualidade. O futuro logo se vê».
«Para já», conclui Ana, «queremos proporcionar a todos uma boa experiência, queremos que quem nos procura coma a melhor tapioca da sua vida».

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique
Tapioca de nutella e morangos

Tapiocaria abre no Mercado de Campo de Ourique

Tapiocaria
Mercado de Campo de Ourique
Lisboa
Horário: abertos todos os dias das 10h00 às 23h00

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

Boteco da Dri onde o Rio visita Lisboa

Descubra os novos sabores da carta de inverno do Restaurante Ânfora

Família Serrano Mira lança Herdade das Servas Touriga Nacional tinto 2015

Restaurante G conquista uma Estrela Michelin