Sushic japonês de eleição

Do gosto pela gastronomia japonesa, nasceu um espaço único, de enorme qualidade. Apelidado de Sushic este é o restaurante para quem verdadeiramente aprecia sushi.

Sushic-LookMag_pt-1-2-3

É um facto que o sushi e a gastronomia japonesa estão na moda. Mas, não é menos verdade que nem tudo o que parece é. Ou seja, nem todos os supostos restaurantes de sushi o são na mais pura aceção da palavra. E porquê, pergunta o leitor. Porque pura e simplesmente não têm alma, ou se preferir, carisma. Em Almada, bem às portas de Lisboa e nas vizinhanças do Cristo-Rei, descobrimos um espaço que é exatamente o oposto do que acabámos de referir. Ali, onde o sol nos brinda com a sua presença, apreciámos um conjunto de sugestões gastronómicas de inspiração nipónica, mas onde a fusão desempenha um papel de suma importância. Não há como negar, bem pelo contrário, o Sushic é um dos melhores restaurantes de sushi que já tivemos o privilégio de conhecer.

Sushic-LookMag_pt-4a

Ao falar com Hugo Ribeiro rapidamente percebemos porque tem o Sushic algo de único. Vindo do universo da comunicação, Hugo transportou toda a sua criatividade para o restaurante, sendo que as sugestões gastronómicas são da sua autoria. Seguidor fiel da gastronomia de fusão, começou por ser apreciador da cozinha japonesa, algo que, com o tempo, revelou a vontade de fazer com que outros se apaixonassem igualmente por esta gastronomia ímpar.

Pai de duas crianças pequenas, Hugo confessa que nem sempre é fácil conseguir conciliar tudo, mas a verdade é que veio trocar connosco dois dedos de conversa depois de ter colocado a pequenada a dormir a sesta. Hugo tem, claramente, uma costela de Super-Homem e isso é de louvar. Regressemos ao prato, ou, como quem diz à gastronomia para nos perdermos de amor pelas iguarias que nos vinham sendo servidas. Ebi Delight surge em primeiro lugar para nos dar a saborear uma tempura de camarão (ebi em japonês) harmonizada com alga nori. «Aqui a qualidade dos produtos é ponto de honra», afirma Hugo Ribeiro, para quem fundir o que de melhor temos no nosso país com a arte gastronómica do país do Sol-Nascente é a base de tudo.

Sushic-LookMag_pt-5a

Antes mesmo de nos chegar ao palato já o tártaro de atum nos tinha conquistado…a vista! Com uma apresentação inovadora, algo que se vem a revelar uma constante durante toda a refeição, esta iguaria surge comodamente instalada numa tradicional lata de conservas.

Sushic-LookMag_pt-7a

Seguiu-se a tempura negra de choco com aromas mediterrânicos, prato explicado por Hugo como a versão Sushic do choco frito, acompanhado por um «pesto à portuguesa, onde pontuam, não só as ervas aromáticas, como o bom azeite nacional». Por esta altura, já o restaurante se encontrava cheio, facto recorrente como nos conta Hugo, «felizmente temos o restaurante cheio não só ao jantar, mas também ao almoço», situação que se verifica tanto ao fim de semana como nos outros dias.

Sushic-LookMag_pt-6a

Enquanto saboreávamos o carpaccio de salmão e vieiras com molho de mostarda à antiga, maracujá e um toque de mel e sésamo, demos por nós a apreciar o espaço em redor para nele descobrirmos uma decoração elegantemente simples, mas requintadamente bem conseguida. Luminoso, o espaço vai buscar a luz ao sol que entra pela enorme parede de vidro, usando-a para evidenciar o decor concebido por Sílvia Costa e do qual sobressaem os simpáticos lutadores de sumo que embelezam as paredes.

Sushic-LookMag_pt-8a

Foi com a confidência de «este ano queria tirar férias, gostava muito de ir ao Japão», que Hugo Ribeiro nos fez chegar à mesa o lindíssimo prato com 18 peças. A combinação de cores e texturas de cada sugestão fazem deste prato uma das opções mais solicitadas. «Nem sempre é fácil ficar afastado, pois este é um negócio que requer muita dedicação», diz Hugo, e amor e entrega acrescentamos nós, pois só assim se consegue obter o resultado que está à vista de todos os que chegam ao Sushic.

Sushic-LookMag_pt-9a

Da responsabilidade do chef Mário Ribeiro o prato que se seguiu foi o salmão com vieiras salteado com mel, e o silêncio instalou-se… O palato agradeceu o momento solene em que pôde saborear um prato muitíssimo bem conseguido, e no qual se destaca a destreza na combinação de sabores e ingredientes.

Sushic-LookMag_pt-10a

A terminar esta sublime degustação uma tempura de polvo com ovas de salmão, e, mais uma vez, a magia aconteceu. Cheio de projetos e ideias para o futuro, Hugo Ribeiro pretende, acima de tudo, cimentar o bom serviço e a excelente gastronomia que serve no Sushic. Sem dúvidas de que o vai conseguir, despedimo-nos com a certeza de que vamos voltar, pois sushi igual ao do Sushic não é fácil de encontrar.

www.sushic.pt
https://www.facebook.com/pages/Sushic/103920719662043?fref=ts

Sushic
Rua Abel Salazar, nº9 – 9A
2805-313 Almada
Reservas:
[email protected] ou tel. 211 911 965 / 918 400 649
Horário:
Diariamente das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

À conversa com Daniel Pires e Luís Salgado, do Maus Hábitos

Jantar fora em casa agora sabe a viagens e paraísos selvagens

À conversa com o nutricionista Pedro Carvalho

Bebidas e alimentos que hidratam

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt