O exercício físico na ajuda ao combate à celulite

A celulite afeta 90% das mulheres e é um dos problemas que envolve mais preocupação social. É uma destruturação localizada do tecido adiposo subcutâneo.

Por Felipe Isidro, Catedrático em Educação Física e Responsável pelo Departamento de Atividade Física da PronoKal

Produz uma alteração da forma corporal e da aparência da pele e é acompanhada por alterações na microcirculação do tecido conjuntivo. Um estilo de vida sedentário é uma das principais causas da destonificação muscular, provocando uma circulação sanguínea e linfática lenta nas zonas celulíticas mais comuns: glúteos, quadris e coxas (especialmente acima do joelho).

Realizar exercícios de tonificação dessas zonas musculares pode melhorar a circulação sanguínea e linfática e contribuir para uma melhor oxigenação e firmeza da superfície da pele. Acompanhando com uma dieta e suplementação específica é possível combater a celulite e a flacidez muscular.

Assim, deixo quatro exemplos de exercícios de tonificação muscular para combater a celulite nestas áreas problemáticas:

GLÚTEO MAIOR
Agachamentos
Faça 10 agachamentos com uma maior separação de pernas e com as pontas ligeiramente voltadas para fora. Mantenha a curvatura fisiológica das costas. Pode aumentar a intensidade segurando, com as duas mãos, uma garrafa de água ou colocando uma banda elástica entre as pernas.

Elevação da bacia
Deitada com a barriga para cima, eleve 10 vezes a bacia até que esteja em linha com o tronco que está apoiado unicamente na omoplata.

ANCAS
Elevação lateral da perna.
Deitada lateralmente, eleve 10 vezes cada perna de forma a que a ponta do pé aponte ligeiramente em direção ao solo.

COXA ANTERIOR
Passos largos
Dê 10 passos largos para trás com cada perna, tentando que o joelho da perna que vai atrás toque no chão. Mantenha a curvatura fisiológica das costas, tentando não fletir o tronco para a frente. Pode aumentar a intensidade segurando em cada mão uma pequena garrafa de água ou uns halteres. Se se desequilibrar, pode apoiar uma mão numa parede ou sobre uma mesa.

Mexa-se e dê cabo da celulite!

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