Crie a sua rotina matinal mágica com a ajuda de Inês Nunes Pimentel

Criar uma rotina matinal é das melhores coisas que podemos fazer para melhorar a nossa saúde e bem-estar.

A forma como começamos a nossa manhã vai refletir-se ao longo de todo o dia. E, por isso, é muito importante começarmos o dia de uma forma feliz, saudável, positiva e calma.

Eu sei… a vida, por vezes, pode ser muito atarefada. Nos meus tempos de escola, costumava acordar sempre à última da hora e, mais tarde, quando comecei a trabalhar era igual. Nem sequer tinha tempo para preparar um bom pequeno-almoço (costumava aquecer um copo de leite com chocolate no micro-ondas e nem me sentava para bebê-lo!). Quando comecei a ter um estilo de vida mais saudável e natural, comecei, devagarinho, a acordar mais cedo para ter tempo para mim. Comecei a meditar, a beber água com limão e a preparar um pequeno-almoço saudável. E eu nem consigo expressar como a minha vida mudou desde que criei esta rotina matinal e comecei a acordar para mim e para o que me faz feliz.

Realmente, não interessa o tempo que tens disponível, podem ser duas horas ou apenas 30 minutos, desde que sejas a tua prioridade todos os dias e comeces o dia de uma forma consciente. Quando dedicas um tempo para cuidares de ti própria logo pela manhã, podes aparecer ao mundo como a melhor versão de ti mesma e o resto do dia vai correr muito melhor.

A minha rotina mágica se tiver duas horas
07h00 – Acordo, vou à casa de banho e lavo a minha cara
07h05 – Preparo a minha água morna com limão
07h10 – Faço ioga em casa, corro na praia ou outro tipo de movimento
08h10 – Medito, agradeço e defino as minhas intenções para o dia
08h30 – Faço uma esfoliação corporal a seco, bochecho óleo de coco, tomo banho, lavo os dentes, aplico óleo de coco no corpo, hidrato a minha cara e visto-me
08h50 – Preparo o meu pequeno-almoço, que costuma ser um batido
09h00 – Ligo o meu telemóvel e o computador para começar a trabalhar

A minha rotina mágica se só tiver 30 minutos
07h00 – Acordo, vou à casa de banho e lavo a minha cara
07h05 – Preparo a minha água morna com limão
07h10 – Faço algumas posturas de ioga, medito, agradeço e defino as minhas intenções para o dia
07h20 – Tomo banho, lavo os dentes, aplico óleo de coco no corpo, hidrato a minha cara e visto-me
07h30 – Pego no batido que preparei na noite anterior e começo o meu dia

Agora é altura de criares tu também a tua rotina matinal mágica
Passo 1 – Define uma hora que gostarias de acordar todos os dias. É muito importante tentar acordar e ir para a cama todos os dias à mesma hora.
Passo 2 – Estabelece o tempo que podes dedicar a ti própria de manhã. Pode ser 15, 20, 30, 60, 90 ou 120 minutos. Lembra-te que o tempo não é importante, desde que dediques algum tempo a ti todos os dias.
Passo 3 – Pensa nas actividades que gostarias que fizessem parte da tua rotina matinal mágica.
Aqui estão algumas ideias:
• Água morna com limão
• Ver o nascer do sol
• Ioga
• Alongamentos simples
• Aula de ginásio
• Caminhar na natureza
• Corrida ao ar livre
• Meditação guiada
• Rezar
• Exercícios de respiração
• Escrever três coisas pelas quais estou grata
• Definir as intenções para o dia
• Escrever no diário
• Ler um livro inspirador
• Ouvir música
• Ler afirmações
• Fazer uma esfoliação corporal
• Bochechar óleo de coco
• Rotina de beleza
• Fazer um pequeno almoço delicioso
Passo 4 – De acordo com o tempo que tens disponível e com as actividades que queres fazer, escreve a tua rotina matinal perfeita e coloca o tempo que cada actividade deve demorar. Até podes assinalar quais as actividades de que não queres mesmo abdicar para os dias em que tens apenas 15 minutos para a rotina matinal e outra lista com as actividades extra para os dias em que tens mais tempo.
Passo 5 – Adiciona “Rotina Matinal Mágica” ao teu calendário semanal e compromete-te a fazê-lo diariamente até se tornar um hábito.
Passo 6 – Lembra-te que os imprevistos acontecem e que, por vezes, não temos a capacidade de seguir cada passo à risca. O importante é tentarmos dar o nosso melhor todos os dias, mesmo que seja simplesmente estarmos gratos por mais um dia! Adapta a tua rotina aos acontecimentos diários sem nunca teres sentimentos de culpa.

Dica – Tenta não ligar o telemóvel até que a tua rotina matinal termine. Quando acordamos e começamos a ler imediatamente os emails e as mensagens, começamos o nosso dia stressados e completamente desligados de nós mesmos. Este é um tempo sagrado para te conectares com o teu corpo, mente e alma!

Espero que este artigo te inspire a criar a tua rotina matinal mágica e a começares o dia por ti para que possas viver uma vida mais feliz e saudável.


Editora Nascente

You May Also Like

Notas de um velho nojento, de Charles Buwokski

Revista Egoísta propõe reflexão sobre a Democracia

Testámos o novo Bio-Oil Gel e aqui partilhamos o resultado

Experimentámos SKINGAIN e o resultado foi este.

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt