À Conversa com Eduarda Abbondanza

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No âmbito da 42.ª edição da ModaLisboa, apelidada de Vision e que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, conversámos com Eduarda Abbondanza, diretora do evento, sobre moda, balanços e perspetivas.

– Ao fim de 42 edições o que é hoje a ModaLisboa?
A ModaLisboa é um projecto de design que tem como principal objectivo comunicar o design de moda português.

– O que mudou na moda e em Portugal nestas duas décadas?
Nos últimos 20 anos o paradigma mudou, evoluímos de uma indústria têxtil para uma indústria de moda.

– Para esta edição foi escolhido o tema Vision, qual o seu significado e o que pretendem transmitir?
Que a Moda é uma indústria visionária, na medida em que trabalha por antecipação, prevê o futuro, dita tendências.

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– Continuam a privilegiar o apoio aos novos criadores. Sangue Novo é testemunha disso mesmo. Até que ponto é importante um evento como a ModaLisboa no lançamento de novos nomes da moda nacional?
A renovação com a introdução de novos talentos é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da indústria.

– Para os criadores presentes no evento, a ModaLisboa ainda funciona como a melhor plataforma para dar a conhecer o seu trabalho ao público?
A ModaLisboa é uma ótima plataforma de comunicação e marketing para as marcas dos designers. É o evento de moda em Portugal que dá maior notoriedade às marcas de autor.

– Como uma das pessoas mais experientes no sector, como analisa o universo da moda nacional atual?
É uma indústria em crescimento, muito importante para e economia do país, e que tem necessariamente de apostar na internacionalização.

– A época de crise que vivemos poderá ela própria funcionar como altura de novas oportunidades?
As crises representam também oportunidades, incentivam a criatividade e fazem-nos pensar fora da caixa.

– Sendo um evento com mais de duas década de vida de que forma a ModaLisboa se reinventa a cada edição?
Esse é o papel da Moda na sociedade. Reinventar-se em cada estação, trazer novidade e inovação.

– Ao fim de todos estes anos ainda se surpreende quando assiste aos desfiles?
Sempre. Há estações mais surpreendentes que outras, mas entre tantas marcas existem sempre desfiles muito bons a apontar.

Press Release

– Que balanço faz desta edição da ModaLisboa?
Esta edição correu muito bem, apresentámos nove jovens designers na plataforma Sangue Novo, tivemos casa cheia em praticamente todos os desfiles, registaram-se poucos atrasos, tivemos uma cobertura de imprensa nacional e internacional muito boa e assistimos a um aumento de público consumidor de design português.

Por: Sandra Pinto

Mais sobre a ModaLisboa Vision em:
https://lookmag.pt/blog/modalisboa-vision-dia/
https://lookmag.pt/blog/modalisboa-vision-dia-ii/
https://lookmag.pt/blog/modalisboa-vision-dia-iii/
https://lookmag.pt/blog/corticeira-amorim-na-modalisboa-vision/

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