Chef´s Table, à mesa do chef Cyril Devilliers

Há conceitos que nos cativam desde o início. Foi precisamente isso que aconteceu com o Chef´s Table, um conceito de experiência gastronómica verdadeiramente inovador levado a efeito no Oitavos Hotel. Localizado na Quinta da Marinha, ali para os lados de Cascais, o Oitavos é em tudo um hotel diferente: nas áreas dos diversos espaços que o integram, na decoração dos mesmos, na descontração com que recebe os visitantes, nas ações de dinamização do hotel e nos distintos espaços de restauração, como o Ipsylon Restaurante & Bar.

Mas não é sobre nenhuma destas vertentes que vos vamos falar, vimos apenas contar um jantar, mas não um jantar vulgar, pois vulgar seria jantarmos na mesa da sala de refeições do restaurante, e não na cozinha…mas foi precisamente isso que aconteceu!

A proposta dá pelo nome de Chef’s Table, informação que já nos introduz no conceito: jantar na mesa do chefe. Interessante, no conceito; memorável na concretização!

Mesa posta na cozinha do chef Cyril Devilliers, nós devidamente sentados, era altura do chef nos vir cumprimentar e explicar um pouco este conceito. A ideia é, baseando-se nos gostos pessoais de cada visitante e com recurso aos produtos frescos da época, à disposição do chef, elaborar uma refeição única e personalizada. No nosso caso, a escolha não podia ter sido melhor pois começámos com uma salada de polvo com percebes de cascais e rissóis de camarão. Verdade é que só de estar a relembrar, estamos já com água na boca e uma vontade imensa de repetir a experiência!

Nascido em França, Cyril Devilliers trouxe até ao Oitavos toda a sua experiência acumulada em diferentes espaços de restauração, tanto em França, como em Espanha e em Portugal, onde passou pelo lisboeta Eleven e pelo Penha Longa Hotel, Spa & Golf Resort, em Sintra. A simpatia com que recebe os visitantes na sua cozinha é imagem de marca, a qual se alia na perfeição às sugestões gastronómicas que vão desfilando perante os nossos olhos (e palato)…

O “repasto” prosseguiu com uma courgette recheada com pézinhos e porco e mão de vaca (?) e uma seleção de sushi proveniente do sushi bar do hotel (um dos melhores que já tivemos ocasião de experimentar). Limpo o palato com um sorvete de pêra com amareto, foi a vez de chegar à mesa o leitão com babata e puré de ervilhas! Para terminar, queijo de ovelha de Serra d’Oça temperado com ervas aromáticas e derretido no forno, e uma maravilhosa tarde de laranja em camadas com gelado de morango, criação do chef pasteleiro Joaquim de Sousa. Memorável!

Já agora uma palavra de agradecimento aos hóspedes que, num rasgo de audácia, perguntaram se podiam jantar na cozinha, e aos responsáveis do hotel por terem concordado…pois foi assim que nasceu o Chef’s Table!

Informações:
Reservas pelo número 214 860 022
Mínimo – 2 pax l Máximo – 6 pax
Menu: Entradas, Prato Principal, Sobremesa
Vinhos: Escolha do Chef – limitado a uma garrafa p/ pessoa
Preço: 70 euros com vinhos incluídos

You May Also Like

Mão Morta no LAV não há frio que nos derrube

Jamie Oliver’s Pizzeria o novo spot em Lisboa

Foi à Comic Con Portugal 2019? Descubra se faz parte das nossas galerias de fotos

Arcádia abriu no Chiado e com ela trouxe desde chocolates a tabletes

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt