À conversa com Sérgio Sequeira sobre TheFork Fest

Entre os dias 8 e 28 de Outubro vai ser possível provar os melhores pratos de cerca de 130* restaurantes em Lisboa, Porto, Algarve e Funchal, com 50% de desconto em toda a carta com a 3.ª edição do TheFork Fest. Fomos descobrir tudo sobre o evento com Sérgio Sequeira, Country Manager TheFork.

Como surgiu TheFork?
Em 2012 tornei-me acionista da BestTables, uma empresa de reservas online criada por Ricardo Sécio no ano anterior. O projeto teve bastante sucesso desde o início porque os restaurantes estavam recetivos a todas as ideias que trouxessem mais clientes, uma vez que nos encontrávamos nos anos da crise. No início de 2013 tomámos a decisão de expandir o negócio para o Brasil, assumindo o Ricardo a liderança da operação no Brasil e tendo eu ficado a gerir a operação portuguesa. Em 2015 vendemos ambas as operações ao TripAdvisor. Tínhamos na altura 850 restaurantes em Portugal e 400 no Brasil. Poucos meses após a aquisição, foi feita a alteração da marca BestTables para TheFork em ambos os países. O TheFork é a marca do TripAdvisor especializada em restaurantes, e está presente em 11 países no mundo inteiro.

Para quem ainda não vos conhece o que é TheFork?
O TheFork é uma plataforma de reservas de restaurantes online, líder na Europa e conta com uma rede de mais de 50.000 espaços no mundo inteiro. Através do site ou da app, os clientes podem escolher e reservar restaurantes consoante a localização, tipo de cozinha ou preço médio. Para além disso apresentamos descontos diários de 30,40 e 50% em mais de 450 restaurantes em Portugal.

Em que vai consistir o TheFork Fest?
Entre os dias 8 e 28 de outubro, mais de 150 restaurantes em Lisboa, Porto, Funchal e Algarve estarão participam no TheFork Fest, oferecendo 50% de desconto em toda a sua carta, à exceção das bebidas.

Como vai funcionar a mecânica do evento?
Quem quiser aproveitar esta oportunidade só tem de reservar uma mesa num dos restaurantes participantes através do site ou da app e aparecer no restaurante no dia e hora marcados, para usufruir da promoção. O processo é totalmente idêntico ao de uma reserva normal. Por isso, a única diferença é escolher um dos espaços que esteja a oferecer 50% de desconto na sua carta. Como um dos parceiros do TheFork Fest é o Millennium BCP, o período entre os dias 10 e 16 é exclusivo para os clientes do banco mas, a partir de 17 de outubro, o evento está aberto para o público em geral.

Qual a mais-valia de participar no evento?
Esta iniciativa é vantajosa para todas as partes. Para os restaurantes, é uma maneira de se darem a conhecer a mais pessoas, sendo uma forma de captar clientes novos. Para os clientes, esta é uma oportunidade para experimentar alguns dos melhores restaurantes do país a um preço mais acessível.

Esse desconto é aplicado em todos os restaurantes?
O desconto é aplicável em todos os restaurantes participantes do TheFork Fest. Selecionámos alguns dos restaurantes presentes na plataforma para participarem no TheFork Fest. São mais de 150 restaurantes nesta terceira edição e podem ter acesso a listagem de restaurantes participantes na nossa plataforma.

Quais são esses espaços de restauração?
O TheFork Fest tem inúmeros espaços aderentes em todo o país. Em Lisboa, por exemplo, estão os vários espaços do Topo, em Belém, Chiado e Martim Moniz, o Arola, o Il Giardinetto ou o Populi. No Porto, espaços como o Gull, o Mito ou o Mário Luso. Em várias cidades algarvias também existem restaurantes parceiros como o Faz Gostos, o Wild & Co Stakehouse ou o Salmora. No Funchal, aderiram espaços como o Design Centre Nini Andrade Silva ou o Regional Flavours. E estes são apenas alguns das várias dezenas de espaços parceiros.

Qual o objectivo ou objectivos do TheFork Fest?
A nossa grande motivação é a democratização da gastronomia. Queremos que todas as pessoas possam experimentar a melhor comida que se faz em Portugal. O TheFork Fest, por exemplo, é uma excelente oportunidade para se conhecerem espaços conceituados caros que, provavelmente, muitas pessoas não estariam dispostas a pagar. Esta iniciativa permite experimentar qualquer prato da carta e pagar apenas metade do preço. Para além desta iniciativa, também costumamos apresentar descontos diários em diversos restaurantes e promover outras iniciativas como é o caso do Restaurant Week.

De que forma vai funcionar a interação entre restaurantes e clientes?
Os restaurantes estarão a funcionar no seu ritmo normal e os clientes poderão desfrutar do ambiente habitual. Ou seja, a ida aos espaços parceiros acontece exatamente da mesma forma como sempre aconteceu, mas com a enorme vantagem de todos os pratos da carta estarem a metade do preço.

Serão apresentados apenas pratos novos?
O desconto de 50% recai sobre toda a ementa dos restaurantes, exceto bebidas e menus. O que significa que todos os pratos presentes da carta podem ser escolhidos por metade do preço, incluindo as novidades de cada restaurante.

Quais a expectativas para esta terceira edição?
Trabalhámos no sentido de ter o maior número possível de restaurantes parceiros e não nos quisemos focar apenas na capital. Portugal está repleto de restaurantes de qualidade e inovadores, por isso faz todo o sentido termos parceiros em todo o país. É um projeto com imenso potencial e benefícios para todas as partes envolvidas, portanto o nosso grande objetivo é aumentar o lado da oferta como estimular o lado da procura. O ano passado sentámos mais de vinte mil pessoas e queremos que este número cresça todos os anos, nas várias cidades onde decorre o TheFork Fest.

Reserve aqui a sua experiência.

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

Termine e comece o ano com gargalhadas no SOLRIR

Boteco da Dri onde o Rio visita Lisboa

Tantas Palavras: a vida e a palavra de Chico Buarque

Teatro Nacional D. Maria II acolhe Quartett