Vamos falar de tendências de beleza e saúde para esta Primavera com Reme Navarro

Com a chegada da Primavera surge a vontade de usar tons mais suaves, alegres e cresce a aposta na hidratação. Falámos com Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa, para perceber as principais tendências Mifarma by Atida Plus, além das preocupações e cuidados que devemos ter durante esta e a próxima estação.

De que forma a pandemia alterou os hábitos de beleza dos portugueses?
Ao passarem mais tempo em casa, os portugueses ganharam mais tempo para cuidar deles mesmos e do seu bem-estar, tanto físico como mental. Como exemplo, começaram a olhar mais para a sua pele e a ver as alterações que ocorriam devido ao uso da máscar ou ao stress acumulado por estar em confinamento, e tal fez com que investissem mais em cuidados específicos. No fundo, investiram mais em si e em melhorar o seu bem-estar. Ao longo do confinamento, na Mifarma by Atida Plus fomos deixando dicas e conselhos para os nossos clientes cuidarem de si, e tentámos sempre ir ao encontro das suas necessidades.

Com o desconfinamento, quais são as maiores preocupações dos portugueses relativamente a este tema?
Podemos dizer, sem dúvida, que uma das maiores preocupações neste período de desconfinamento, para além de terem de continuar a proteger-se contra a Covid-19, são os cuidados com a exposição solar. Os portugueses passaram muito tempo em casa e a falta de vitamina D pode deixar a pele mais sensível e suscetível a queimaduras solares. É fundamental protegê-la sempre que se vai à rua, e hidratá-la ainda mais em casa.

Estão agora as pessoas mais atentas às questões do seu bem-estar? Que aspetos têm tendência a ser mais valorizados?
Sem dúvida; e, tal como disse, para além do bem-estar físico, também o bem-estar mental tem sido muito abordado – e ainda bem, porque parecia ser um tema algo “tabu” e agora está muito mais presente nas nossas conversas enquanto sociedade. Como bem sabemos, a situação de incerteza que se prolonga há tantos meses causa diferentes reações, sobretudo em termos de stress e ansiedade, que a longo prazo vão degradando o estado de saúde geral das pessoas. Felizmente, agora todos estamos mais alerta para este ponto e tendemos a cuidar-nos melhor e a procurar tomar medidas que nos façam mais felizes – mesmo nas pequenas coisas. A propósito, durante o confinamento, a Mifarma by Atida Plus criou muito conteúdo para os clientes focando-se precisamente neste ponto, o bem-estar, deixando dicas e sugestões para combater o stress e a ansiedade. Um exemplo interessante seria a “papelterapia”, um conceito que ajuda a passar o tempo e a libertar a mente.

Devido ao uso da máscara o que mudou na procura dos consumidores?
Naturalmente, a própria procura de máscaras cresceu da noite para o dia e este passou a ser um dos produtos mais vendidos na nossa plataforma. Para que tenham uma noção, na Mifarma by Atida Plus vendemos mais de 10.6 milhões de máscaras em 2020; e esta procura elevada continua agora, claro, uma vez que o seu uso continua a ser obrigatório na zona ibérica. Em consequência, a utilização prolongada deste acessório faz a pele do rosto ficar mais sensível, devido à falta de oxigenação e da fricção constante da máscara contra a pele, podendo gerar o aparecimento de borbulhas e pontos negros – um fenómeno já bem conhecido como “Maskne” (acne causado pela máscara). Aconselhamos os nossos consumidores a apostarem numa rotina facial adequada para cada tipo de pele, capaz de combater e controlar esta questão menos agradável, e que prestem muita atenção à limpeza.

Com a Primavera em pleno e o Verão à porta quais as grandes tendências?
As grandes tendências da Primavera são o maior destaque dado aos olhos (através de produtos como eyeliners e sombras ousadas), o efeito nude (uma maquilhagem mais natural, de tons naturais e discretos e adequados a cada pele) e a manutenção de uma pele bem cuidada (sempre saudável e hidratada com recursos a produtos como a água termal e loções suavizantes). Ainda é cedo para falar do Verão – foquemo-nos na estação que vivemos agora, e que é tão especial.

Que cuidados devemos ter em específico nesta altura do ano?
Como referi anteriormente, devemos preocupar-nos especialmente com a maior exposição à radiação solar e com a manutenção de uma pele saudável e hidratada. A proteção solar é essencial e muito importante para proteger a pela da cara dos primeiros raios de sol, pelo que devemos sempre usar diariamente um protetor solar. Por outro lado, na Primavera é normal sentirmos mais cansaço, o que traz um aumento das insónias, pelo que devemos tentar manter uma rotina de sono saudável e dar-lhe prioridade. Finalmente, como sabemos também é a época em que as alergias cutâneas e respiratórias mais se fazem sentir – e para este ponto recomendamos utilizar sempre a máscara na rua; ter cuidado com as horas em que areja a casa devido aos níveis de pólen no ar; lavar a cara e as mãos e trocar de roupa quando voltar da rua, para retirar partículas de pólen que possam existir.

Quais os conselhos que pode aqui deixar para que tenhamos uma pele saudável o ano todo?
É simples, na verdade: basta encontrar a rotina diária mais adequada ao tipo de pele de cada um e segui-la religiosamente. Independentemente dos produtos utilizados, deve sempre incluir a limpeza matinal e noturna, hidratação frequente e a aplicação de produtos com proteção solar, durante todo o ano e mesmo que não saia de casa. Diríamos mesmo que o melhor cosmético, a curto e longo prazo, é a proteção solar facial. Para além disso, recomendamos, claro, a escolha de séruns, cremes, tónicos e loções variados e de acordo com as necessidades e gostos de cada um.

You May Also Like

Parfois lança uma coleção cápsula tendência inspirada na beleza dos contrastes.

Parfois lança coleção cápsula inspirada na beleza dos contrastes Yin & Yang

Tarmat apresentam o single “Backbone Feeling”, o qual integra o álbum de estreia “Out of the Blue”, que será lançado a 22 outubro.

À conversa com a banda Tarmat

Leonor Andrade na voz, João Nobre no baixo, Pablo Banazol nas guitarras e Dani na bateria são os Lefty.

À conversa com a banda Lefty

Incensos tradicionais Spa Ceylon: descobrimos a maneira perfeita de trazer boas energias

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt