Um Falcão no Punho – Diário I integra agora a coleção Arrábido/Obras de Maria Gabriela Llansol que a Assírio & Alvim tem vindo a publicar.

“Um Falcão no Punho – Diário I”, de Maria Gabriela Llansol

Título vencedor do Prémio Dom Dinis da Fundação Casa de Mateus de 1985, Um Falcão no Punho – Diário I integra agora a coleção Arrábido / Obras de Maria Gabriela Llansol que a Assírio & Alvim tem vindo a publicar nos últimos anos, com organização e fixação de texto de João Barrento e Maria Etelvina Santos.

«O que se regista neste diário», sublinha António Guerreiro no posfácio do livro, «não é a vida, mas os sinais dela: as suas metamorfoses, o seu devir; não é o sujeito, mas suas linhas de fuga, os seus “movimentos de desterritorialização”». Neste primeiro de três diários, encontramos as referências e obsessões intelectuais de sempre da autora – Pessoa, Bach, Ana de Peñalosa –, mas também o seu mundo terreno – a casa, o marido, as plantas, as rotinas diárias –, no registo fragmentado que a tantos desconcerta e encanta.

A presente edição inclui um conjunto de pinturas de Ilda David’, que dialogam com o texto de Maria Gabriela Llansol

Sobre a autora
Maria Gabriela Llansol nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008.

“Um Falcão no Punho – Diário I”
Maria Gabriela Llansol
Assírio & Alvim

Mais sugestões de livros aqui.

You May Also Like

O retrato de «uma época em que o autor vê não só o indivíduo mas toda a humanidade a deixar de saber o que é».

“Ensaios, Discursos e Cartas Públicas”, de William Faulkner

Decidimos experimentar a linha Colagenis da Concept+ e, tal como o titulo deste artigo, os resultados não podiam ser melhores.

Colagenis da Concept+: experimentámos e os resultados foram os melhores

A Musiversal é uma plataforma portuguesa que disponibiliza músicos e produtores de estúdio para sessões de gravação de música.

À conversa com André Miranda fundador e CEO da Musiversal

Dando início às celebrações do centenário de nascimento de Carlos de Oliveira, é editada Alcateia, uma obra de uma força notável.

“Alcateia”, de Carlos de Oliveira

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt