“Sonetos de Luís de Camões” escolhidos por Eugénio de Andrade

«Este é o mais fascinante livro da nossa poesia, a suprema festa da língua. E não apenas isso: estão aqui alguns dos raros versos — como dizer? — que participam da respiração do mundo e da pulsação das estrelas. Temos de pensar em nomes máximos, Virgílio, Dante, Shakespeare, S. João da Cruz, para encontrar igual esplendor. Igual, não maior. E não são exageros nacionalistas, que nunca tive, nem creio que venha a ter», defende Eugénio de Andrade no prefácio desta obra agora objeto de reedição, vinte anos volvidos sobre a impressão original.

Ainda nas palavras do poeta responsável pela seleção destes cinquenta Sonetos: «O Camões que neste voluminho encontraremos é o outro, o que não serve para discursos na Assembleia da República, nem para manifestações, em feriados nacionais, com charanga e foguetes. Apenas serve, e não é pouco, para espelho da nossa aflição, ou consolo dessa errância sem destino, em busca de algum paraíso que só tem forma e figura na nossa imaginação».

Sobre o autor
Poeta português por excelência e um dos grandes nomes da literatura europeia do Renascimento, pouco ou nada se sabe sobre a família, a infância e a juventude de Luís Vaz de Camões (1524-1580). Terá sido educado nas formas de cultura clássicas e também na literatura moderna, o que se depreende da sua posterior produção literária. Soldado, aventureiro, mulherengo apaixonado, Camões esteve em África e no Oriente português. Envolveu-se em polémicas e com mulheres casadas, esteve preso por diversas vezes e produziu uma das mais importantes obras literárias no quadro da literatura europeia da época. Os Lusíadas é uma das obras mais traduzidas da literatura portuguesa e reconhecida como uma das mais poderosas e brilhantes epopeias da literatura do renascimento europeu. A sua lírica e teatro são igualmente notáveis e invulgares, e as suas cartas um testemunho histórico valiosíssimo. Só publicou um soneto em vida.

“Sonetos de Luís de Camões”
Escolhidos por Eugénio de Andrade
Assírio & Alvim

You May Also Like

Urban Decay para a maquilhagem durar todo o dia

À conversa com Rita Sedas da Throwing Punches

À conversa com Fernando Ribeiro dos Moonspell

Norton lançam iniciativa uma T-Shirt por uma causa

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt