Quinoa do Peru: o super alimento que é um brinde à saúde

Fomos conhecer a quinoa peruana, o alimento dos astronautas da NASA, pois, e de acordo com a agência espacial norte-americana, «não existe um único produto alimentar que tenha todos os nutrientes essenciais necessários à vida, mas a quinoa é o que mais se aproxima desta realidade». Também as Nações Unidas reconheceram «a importância nutricional, económica, ambiental e cultural da Quinoa», ao elegerem 2013 como o Ano Internacional da Quinoa

Tiradito de salmão
Tiradito de salmão

Principal fonte de proteína, juntamente com a batata e o milho, a quinoa constituía a dieta alimentar básica dos Incas, que a chamavam de “grão dos Deuses”. Super alimento, esta semente rica em nutrientes tem conseguido manter as comunidades na América do Sul há milhares de anos. Trata-se de um produto autóctone da região andina da América do Sul e estima-se que terá sido cultivada pela primeira vez há cerca de 3500 anos. Os agricultores peruanos são os principais fornecedores de quinoa a nível mundial e a sua comercialização está a crescer anualmente.

Sopa de camarão tradicional do Peru
Sopa de camarão tradicional do Peru

É um dos alimentos mais completos em termos de valores nutricionais conhecidos, constituindo um excelente componente na alimentação diária. Cada 100g de quinoa contêm 15g de proteína, 68g de hidratos de carbono, 9,5mg de ferro, 286mg de fósforo, 112mg de cálcio, 5g de fibras e 335Kcal. Este valor nutritivo faz com que seja a matéria-prima de diversos pratos, uma vez que pode substituir o arroz como o principal grão consumido na refeição.

Chaufa, prato tradicional que alia a gastronomia chinesa e peruana
Chaufa, prato tradicional que alia a gastronomia chinesa e peruana

Alimento bastante popular entre os vegetarianos uma vez que as suas pequenas sementes são uma excelente fonte de proteína e fornecem também o conjunto completo de aminoácidos essenciais. Contém uma boa quantidade de fibras dietéticas e nutrientes, incluindo: ferro, vitaminas do complexo B (B1 – Tiamina; B2 – riboflavina; B6 – piridoxina; B9 – ácido fólico), Vitamina E, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, manganês, selénio, cobre, zinco, ómega 3e ómega 6. É um dos alimentos mais completos em termos de valores nutricionais que se conhece. Possui ainda uma elevada taxa de lípidos. Este valor nutritivo faz com que seja a matéria-prima de diversos pratos, uma vez que pode substituir o arroz. Acompanha carne, peixe ou frango.

Risotto de quinoa branca al pesto
Risotto de quinoa branca al pesto

O seu consumo ajuda à formação de massa muscular e à produção de energia, tal como a controlar o nível de colesterol, glicemia e triglicéridos no sangue, no alívio da hipertensão (alta pressão sanguínea), reduz o risco de diabetes tipo II e ajuda na prevenção de crises de epilepsia e também da alopecia. Ajuda ao reforço do sistema imunitário, bem como à conservação do ADN, e retarda o processo de envelhecimento. Promove a saúde dos olhos, protege do Alzheimer e ajuda a combater a osteoporose. A quinoa combate os radicais livres acabando por produzir uma proteção antioxidante.

Quinoa doce
Quinoa doce

Texto e fotos: Sandra Pinto

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