Brands that matter: Biocoiff, o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal

Coloração 100% vegetal, plant colors, balayage de argila, linhas de cuidados naturais, produtos 100% orgânicos, sem químicos e com embalagens totalmente ecológicas e uma limpeza e desinfeção do salão amigas do ambiente. É assim o Biocoiff, o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal. Estivemos à conversa com Alda Fernandes, responsável por trazer este conceito sustentável e ecológico até ao nosso país, mais precisamente à cidade de Braga.

Uma curiosidade: gosta mais de Paris ou de Lisboa?
Paris está no meu coração porque vivi lá 32 anos, embora ache Lisboa uma cidade com muita alma. Trocar Paris por Braga foi uma escolha acertada. Aquela que é hoje a terceira cidade do país oferece imensa qualidade de vida a quem chega. Uma cidade que conseguimos praticamente percorrer a pé e cujo crescimento exponencial dos últimos anos lhe permitiu ter hoje todas as infraestruturas que um grande centro urbano tem.

E já agora, plantas ou cabelos, o que é mais importante?
São igualmente importantes e estão interligados. As plantas e a natureza são parte da nossa essência enquanto seres humanos. Os cabelos são parte do nosso corpo, cartão-de-visita e identidade de alguém quando se olha ao espelho e por isso ter um cabelo saudável é a definição máxima de autocuidado.

A história que agora lhe peço para nos revelar tem relação próxima com as duas perguntas anteriores: assim, quando e como começou a Biocoiff?
Tudo começou em 2005, quando Charley Assoun criou o primeiro salão de cabeleireiro orgânico e vegetal em Paris. É um apaixonado por plantas e pelos seus poderes, paixão essa que levou Charley e os seus filhos a desenvolverem a marca Biocoiff.
Comecei a trabalhar na Biocoiff na abertura do segundo salão, em Saint-Germain-des-Prés, em Paris, no qual trabalhei mais de quatro anos. Posteriormente dirigi o salão Biocoiff’ Daumesnil, onde estive cerca de seisanos. Ao todo trabalho com a Biocoiff há cerca de 10 anos.

Para que os nossos leitores percebam melhor, o que é exatamente um cabeleireiro orgânico e vegetal?
É um cabeleireiro que recorre a produtos e tratamentos 100% naturais, biológicos, vegan (champôs, amaciadores, bálsamos e cores vegetais).

E o que fez a marca vir para Portugal?
Fui eu que tive a ideia de trazer a Biocoiff para Portugal, porque queria voltar para o meu país natal, mas não queria deixar a Biocoiff (risos).
Como este conceito não existia cá, achei boa ideia dar a conhecer aos portugueses esta alternativa 100% natural. O Charley e os filhos acharam ótima ideia e apoiaram-me neste desafio.

E porque escolheu a cidade de Braga?
Braga, porque é uma cidade jovem e dinâmica, com polos de conhecimento importantes, como a Universidade do Minho e um ecossistema empresarial que tem atraído imensas empresas, inclusive grandes multinacionais, a estabelecerem-se na região. É uma cidade incrível, estrategicamente situada, entre o mar e a montanha, a Galiza e o Porto e um aeroporto a 40 quilómetros de distância, e que me permite estar próxima da minha família.

Este é de facto o primeiro cabeleireiro 100% BIO de Portugal, certo?
Sim, é o primeiro salão com conceito 100% bio, vegetal, natural em Portugal e tenho muito orgulho em ser a primeira.

Exatamente onde está localizado?
No coração de Braga, na Rua D. Frei Caetano Brandão, nº76.

Que serviços diferenciadores podem os clientes lá encontrar?
Coloração 100% vegetal, Plant Colors, balayage de argila, tratamentos hidratantes, cortes 100% naturais, linhas de cuidados naturais, produtos 100% orgânicos, sem químicos e com embalagens totalmente ecológicas. Até a própria limpeza e desinfeção do salão é amiga do ambiente (risos).

Em que consiste precisamente a coloração vegetal?
Após anos de investigação e de sucesso em França, com centenas de profissionais formados sob o nosso método, os resultados estão à vista e quem experimenta este novo tipo de coloração percebe que os pigmentos não só cumprem a função de pintar o cabelo, como contribuem para a melhoria da qualidade da saúde do cabelo como um todo. Consiste em pintar o cabelo com uma técnica de cor de pó de plantas ayurvédicas misturadas com água quente, é um procedimento 100% natural sem nenhum produto químico. A cor vegetal Biocoiff’ não quebra a fibra capilar, os resultados são magníficos. A beleza e saúde do cabelo saem reforçadas.

Qual a especificidade da Plant Colors?
Colora o cabelo naturalmente, cobre as brancas até 100%, dá luz e reflexo a um cabelo natural, ajuda a regenerar e fortificar um cabelo “estragado” com muitos anos de cores químicas.

É uma preocupação vossa a melhoria da qualidade da saúde do cabelo?
Sim, claro, Para além de preservar a saúde do cabelo também preserva a saúde dos clientes e dos cabeleireiros que deixam de estar expostos a produtos nocivos à saúde.

O que é a balayage de argila?
A Balayge de Argila funciona como uma Balayge convencional, com a grande vantagem de ser ética e responsável: sem PPS, SLS, EDTA, Amoníaco, Resorcinol, Parabenos, Persulfato de Sódio, e não prejudica o planeta.

Há um cuidado em personalizar a oferta de acordo com a necessidade e aspirações de cada cliente?
Sim, é tudo personalizado, desde a cor aos tratamentos adequados às necessidades específicas de cada cliente em cada momento. Oferecemos
vários tipos de cuidados capilares no salão, que adaptamos, de forma personalizada, a cada cabelo e couro cabeludo, para lhe trazer volume,
hidratação e brilho. Todos os tratamentos são precedidos de um completo diagnóstico que traça o passado capilar de cada cliente. Além disso, cada pessoa tem a sua “receita de cor” personalizada, que fica registada na sua ficha.

Todos os vossos produtos são orgânicos?
Tudo na Biocoiff é orgânico e 100% biológico, sem ser necessariamente mais caro que um cabeleireiro convencional. A Bicoiff foi a primeira marca em Paris a fazer com que o orgânico fosse acessível a todos.

Beleza, saúde e meio ambiente são compatíveis?
Claro que sim, os nossos produtos são amigos do planeta, da saúde e da beleza do cabelo. A beleza deve ser agradável para o corpo, a mente e o planeta. Beleza e saúde e meio ambiente são totalmente compatíveis e andam juntos.

Podemos afirmar que ir ao vosso salão é de facto uma experiência?
É uma experiência diferente, relaxante, num ambiente natural e zen (sorriso).

Têm uma aplicação com meditação áudio-guiada, qual a finalidade e de que forma pode ela ser utilizada?
O Biocoiff’ procura proporcionar uma experiência em linha com os princípios da ecologia e da sustentabilidade, com direito a café, ou chá orgânico e a app com meditação áudio-guiada A ideia passa por tornar o tempo dedicado a cada tratamento num período agradável, um momento de relaxamento e autocuidado, o verdadeiro ‘tempo para nós’, cuidando de dentro para fora.

Além da colação que outros produtos disponibilizam?
Temos a Balayage Mineral, os tratamentos hidratantes com bálsamo de rosa ou jasmim e tratamentos para fortificar o cabelo.

E podem eles ser adquiridos e levados para casa?
O cliente pode adquirir qualquer produto utilizado no salão.

Da nossa linha de champôs, amaciadores e bálsamos, à nossa box cor, que é a preparação personalizada da cor aplicada no salão.

Apenas na loja ou também online?
Para já não temos serviço de venda online.

Tencionam abrir mais salões em Portugal?
Para já pretendo consolidar o projeto Biocoiff Braga, que abriu há cerca de dois meses. No entanto, posso adiantar que as expectativas são elevadas relativamente à implementação do conceito Biocoiff em Portugal (risos).

You May Also Like

Pedras Sabores inova com lançamento de Pedras Limão em lata

Lisbon Marriott Hotel comemora a semana de apreciação do associado

Novidade: cuidados Lazartigue para a queda de cabelo progressiva ou reacional

Estoril Sol relança Prémios Literários em homenagem a Agustina Bessa-Luís e a Fernando Namora

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt