“Bairro Sem Saída” de Fernando Ribeiro

A acção situa-se no Bairro mais clandestino da Europa durante os anos 70 e 80: a Brandoa e é narrada por Rogério Paulo, nascido durante o terramoto de 28 de Fevereiro de 1969.

O narrador cresce marcado pela morte do seu primo Fernando dois dias antes de nascer, acompanhado pelas personagens fantásticas do Bairro sem Saída: o seu amigo e Mário, diabético que vai desaparecendo; a cigana Zíngara e suas maldições; o monstruoso ser de duas cabeças que lhe ensombra a infância; a Noiva de Branco, que se atira da janela do quarto andar.

Um livro com os batimentos rápidos do heavy metal e a melancolia escura do gótico, sem esquecer uma boa dose de humor, apresentando a eterna guerra entre ricos e pobres.

Este é o primeiro romance de Fernando Ribeiro, que aqui apresenta a sua outra voz, tão forte e ousada como na sua banda, mas, agora, traduzida nas palavras de um livro que grita, emociona, entretém e encanta.

Sobre o autor
Fernando Ribeiro nasceu em 1974 em Lisboa e foi criado no bairro da Brandoa, nos arredores da Amadora. Em 1992 cria a banda de Heavy Metal Português MOONSPELL que em 2022 celebra 30 anos. Nestas três décadas o grupo tornou-se o mais internacional de sempre de toda a música portuguesa com milhares de discos vendidos e tours nos cinco continentes. Em 2001 edita o seu primeiro livro de Poesia “Como Escavar um Abismo” a que se seguiram outros dois: “As Feridas Essenciais” e “Diálogo de Vultos”. Abraça o amor pelas Letras no Curso de Filosofia e acumula experiências no campo da ficção com “Senhora Vingança” contos/2011), do comentário (TSF, Jornal de Leiria) e tradução (“Eu sou a Lenda”).

Bairro Sem Saída
Fernando Ribeiro
Suma de Letras

You May Also Like

Parfois lança uma coleção cápsula tendência inspirada na beleza dos contrastes.

Parfois lança coleção cápsula inspirada na beleza dos contrastes Yin & Yang

Súbita Vontade de Dançar apresenta-se repleta de riffs contagiosos, baterias de fazer disparar radares e conteúdo lírico ambíguo.

Cobra ao Pescoço lançam o single Súbita Vontade de Dançar cujo vídeo pode ver aqui

Wicked são de Paredes de Coura. Sérgio Sousa na bateria, Vasco Ferreira na guitarra e na voz, Ricardo Fernandes na guitarra e Miguel Carvalho no baixo.

Wicked Youth apresentam “OUT” e antecipam lançamento com o single Wysis (com vídeo)

Tarmat apresentam o single “Backbone Feeling”, o qual integra o álbum de estreia “Out of the Blue”, que será lançado a 22 outubro.

À conversa com a banda Tarmat

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt