Por Ti Perco a Cabeça!

«Os projetos mais apaixonantes nascem, por vezes, das ideias mais simples ou até das mais loucas. O segredo do sucesso deve-se ao empenho, à dedicação e ao amor com que se cria algo, quer seja uma relação amorosa, uma amizade, quer seja mesmo um projeto.»

Começa assim a apresentação da nova marca Por Ti Perco a Cabeça!, um projeto que partiu de uma brincadeira em conversa – “O que diz o fósforo à lixa? – Por ti, perco a cabeça!” – e acabou por transformar-se numa marca que pretende recuperar um produto tradicional: as caixas de fósforos. Caixinhas de fósforos decoradas com fotografias e ilustrações que pretendem ser, além de decorativas, autênticos cartões de visita da cultura portuguesa.

É um projeto de Luís Pereira, fundador e proprietário da empresa 100 ml, criador das marcas Antiga Barbearia Portuguesa e Aldeia da Roupa Branca – dois projetos notáveis de revitalização e valorização do artesanato português de excelência, que vale a pena conhecer – e Margarida Duarte, publicitária e criativa.

Os dois investigaram e descobriram que com o declínio da indústria fosforeira nacional perdeu-se, também, uma tradição valiosa: as caixas de fósforos ilustradas, ricas em temáticas de natureza histórica e até científica. Para resgatar esta arte perdida, a Por Ti Perco a Cabeça! irá recriar imagens antigas, trabalhar o espólio existente e criar coleções novas. A parceria com a única fábrica ainda no ativo das três grandes fosforeiras que operavam em Portugal desde 1926, garante a qualidade do produto e a preservação dos métodos tradicionais.

São três as coleções de lançamento: Lisboa e Porto, ilustradas pelo fotógrafo Luis Duarte, com fotos como a Guitarra Portuguesa e a Sardinha no Pão, e a coleção Natal, com desenhos da ilustradora Rita Pereira. São mesmo de perder a cabeça e estarão brevemente à venda por todo o país, em lojas de turismo, de presentes, de decoração, de moda e de lifestyle.

https://www.facebook.com/pages/Por-Ti-Perco-a-Cabe%C3%A7a/141632302713231

Texto: Vera Saldanha

You May Also Like

NewMove um forma diferente de fazer exercício ao ar livre

Museu Bob Dylan será inaugurado em 2022

“Bairro Sem Saída” de Fernando Ribeiro

À volta das letras com Cláudia Ganhão sobre “O Teu Minimalismo”

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt