Therme Vals by Peter Zumthor

Verdadeiros ícones da cultura arquitectónica contemporânea, os edifícios de Peter Zumthor revelam-se fortemente poéticos. Objecto de profundas discussões e reflexões, que não apenas arquitectónicas, estes espaços existem numa simbiose perfeita entre o meio onde se inserem e a função que desempenham

Therme Vals é a súmula do melhor que a arte de Zumthor possui: equilíbrio entre as formas, harmonia com o espaço envolvente, despojamento de ruído, riqueza de materiais. Numa encosta do cantão suíço de Graubüngen, ao lado da fonte natural de água quente Saint Peters, cuja água contém cálcio, sulfato, hidrogénio, carbonato e ferro, o que dá a este medispa características terapêuticas únicas, e num cenário quase onírico de montanhas e neve, Zumthor criou uma das mais brilhantes fusões entre a Natureza e uma arquitectura minimalista.

A construção do spa, em 1996, assemelha-se a uma enorme rocha porosa, à qual foi dado um ar mais antigo para que, juntamente com o hotel já existente desde a década de 60, formasse um conjunto coeso. Mais do que a poderosa imagem exterior, é o interior de Therme Vals que, magneticamente, fascina os visitantes.

Sofisticados e belos, os espaços interiores exibem orgulhosamente a pedra como material de eleição. As seis piscinas termais que integram o complexo interligam-se através de um labiríntico conjunto de corredores que desaguam no acesso à piscina exterior dona de um estupenda vista para os Alpes suíços.

Verdadeiramente fabulosos são os night bathing, que reservados em exclusivo aos hóspedes, podem ser usufruídos nas noites de domingo, quarta e quinta-feira. Mas, e para que a visita seja verdadeiramente inesquecível, Peter Zumthor renovou 140 quartos, preservando a sua estrutura original. Desta forma, a 1200 metros acima do nível do mar, Therme Vals oferece uma experiência sensorial única, quase transcendental.

www.therme-vals.ch

Texto: Sandra Pinto

You May Also Like

MANGO cria coleção solidária com Fundação Fero

MUJI apresenta um mundo de novidades para o Outono

A coleção Snoopy X Tezenis chegou para animar os dias mais frios

Glitterholic para um big bang no final do ano

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt