“Tempo de fuga”, de Amadeu Lopes Sabino

«Hoje matei um homem. É com dificuldade que escrevo esta sentença.» Assim começa — e, em certa medida, também termina — Tempo de fuga, a estreia de Amadeu Lopes Sabino no catálogo da Porto Editora, com as peripécias de um espião português que em plena Guerra Fria consegue ver-se sempre nas situações mais mirabolantes. Novelista, romancista e ensaísta, com uma obra de ficção que tem sido objeto de vários estudos académicos, Amadeu Lopes Sabino tece uma história de espionagem que é, ao mesmo tempo, uma viagem à nossa História.

Para Jorge Mathias, a espionagem é um divertimento. Melómano por vocação e alto funcionário do ministério da Economia do salazarismo por indiferença, vende aos serviços secretos do exército espanhol pequenos segredos que faz passar por grandes. Através do Partido Comunista, em que milita com pouca convicção, muda de vida e parte para a República Democrática Alemã, redator na Radio Berlin International. Curioso e hedonista, acabará por se envolver numa conspiração contra o regime da Alemanha de Leste, implicando opositores e homens do aparelho, agentes secretos da Alemanha Ocidental e sabe-se lá de onde mais. Tempo de fuga, a confissão de Jorge Mathias, é um relato de eventos extraordinários, ora irónicos, ora hilariantes, ora audazes, sempre impensáveis.

Sobre o autor
Amadeu Lopes Sabino nasceu em Elvas em 1943. Licenciado em Direito, foi jornalista, advogado, funcionário da União Europeia. É ficcionista e ensaísta. Entre os últimos romances publicados destacam-se A lua de Bruxelas (Campo das Letras, 2009), A Cidade do Homem (Sextante Editora, 2010), As Claras Madrugadas (Editorial Bizâncio, 2015) e O todo ou o seu nada (Editorial Bizâncio, 2019). Em 2014, publicou na Editorial Bizâncio a recolha de ensaios Entre dois séculos – Viagem ao passado próximo.

“Tempo de fuga”
Amadeu Lopes Sabino
Porto Editora

You May Also Like

NewMove um forma diferente de fazer exercício ao ar livre

Museu Bob Dylan será inaugurado em 2022

“Bairro Sem Saída” de Fernando Ribeiro

À volta das letras com Cláudia Ganhão sobre “O Teu Minimalismo”

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt