Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro de Cândida Pinto

Já chegou aos escaparates a quarta edição do livro “Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro”, da jornalista Cândida Pinto.

Editado originalmente em 2011, o livro sobre a vida da fundadora das Publicações Dom Quixote revive uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal.

A inspiradora história de amor entre Snu Abecassis e Sá Carneiro foi abrupta e tragicamente interrompida pelo acidente/atentado de Camarate, onde ambos perderam a vida.

Ler o livro de Cândida Pinto é reviver não só a história de Snu e Sá Carneiro, mas também alguns dos capítulos mais importantes da história da democracia em Portugal, numa altura em que Sá Carneiro era um dos seus principais protagonistas.

Por muitos referida como a «Princesa que veio do frio», Snu era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida.

Enquanto fundadora da Dom Quixote, criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime com os seus famosos cadernos. Já a sua paixão desafiou todas as leis do Estado Novo, em especial a Igreja.

Por Sá Carneiro, Snu pediu o divórcio, um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo nunca o divórcio).

Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada, o então primeiro-ministro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo».

Sobre a autora
Jornalista de rádio e televisão, Cândida Pinto é directora-adjunta de informação da RTP. Estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Começou na rádio, primeiro na Antena 1 e depois na TSF. Fez parte do grupo fundador da SIC. A 17 de Setembro de 2001, passou a dirigir a SIC Notícias e, posteriormente foi directora-adjunta do Expresso. Fez parte do grupo fundador da SIC onde coordenou o programa Grande Reportagem.

Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro
Cândida Pinto
Dom Quixote

You May Also Like

Imprensa Nacional apresenta monografia inédita de artista Fernando Lemos

Já conhece a Variações? É verdade, é, de facto, a nova revista de música em Portugal

Laurus Nobilis Music Famalicão 2019 está quase a chegar

Cinema lituano à descoberta e em revisita no Porto/Post/Doc 2019

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt