smart apresenta nova gama electric drive

Com os novos smart electric drive a mobilidade elétrica é agora mais atrativa do que nunca. Tudo porque ao combinar a agilidade de um smart com uma condução sem emissões, a combinação ideal para a mobilidade urbana.

O prazer de conduzir a quarta geração de modelos smart electric drive pode ser desfrutado não só no smart fortwo coupé e no smart fortwo cabrio, mas também, e pela primeira vez, no modelo de quatro lugares – o smart forfour.

A quarta geração de modelos elétricos smart apresenta as características de condução mais rápidas e dinâmicas de sempre. A contribuir para estas, o diâmetro de viragem ultra reduzido de 6,95 metros do smart fortwo corresponde precisamente aos valores apresentados pelo seu irmão com propulsão convencional. O tempo de carregamento é um sempre um fator importante para os clientes de veículos elétricos e o novo smart electric drive também evidencia melhoramentos relevantes. Todos os modelos estão equipados de série com um novo carregador de elevada potência. Nos EUA e no Reino Unido o tempo de carregamento é de 2,5 horas – metade do que o do modelo antecessor.

A partir de 2018 estará disponível como equipamento opcional um carregador rápido e particularmente potente de 22 kW. Este permite carregar rapidamente: em menos de 45 minutos, isto se as condições locais permitirem o carregamento em modo trifásico.

O motor elétrico de 60 kW (82 CV) está instalado no eixo traseiro e transmite a sua potência às rodas através de uma relação de transmissão constante. O elevado binário de 160 Nm é imediatamente disponibilizado. O modelo elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 160 km. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h para maximizar a autonomia.

Graças às características de potência do motor elétrico, o smart necessita de apenas uma relação de transmissão fixa. Não existe necessidade de efetuar passagens de caixa – uma vantagem importante em situações de trânsito. Para efetuar marcha atrás, o sentido de rotação do motor é invertido.
Tal como o modo básico da transmissão, o condutor poderá selecionar o modo ECO. Este foi concebido para um estilo de condução particularmente económico.

Com um painel de instrumentos com indicador de potência e indicador do nível de carga da bateria (de série) ou com o pack de inverno que inclui aquecimento do volante para o máximo conforto de climatização (disponível como equipamento opcional), o equipamento dos modelos smart electric drive excede o vasto equipamento de série dos seus irmãos com propulsão convencional.

Nos próximos dois anos a smart irá passar a oferecer apenas modelos elétricos no seu portfólio. A comercialização dos novos smart eletric drive começa nos 22.500 euros.

Por: Luís Pissarro

You May Also Like

Assírio & Alvim publica Entre Sílabas e Lavas, a poesia completa de Nuno Guimarães

Novidade: NYX Professional Makeup apresenta Duck Plump High Pigment Plumping

Novidade: Dior apresenta Edição Limitada de La Collection Privée

Retiro de Mindfulness no Convento da Arrábida

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt