smart apresenta nova gama electric drive

Com os novos smart electric drive a mobilidade elétrica é agora mais atrativa do que nunca. Tudo porque ao combinar a agilidade de um smart com uma condução sem emissões, a combinação ideal para a mobilidade urbana.

O prazer de conduzir a quarta geração de modelos smart electric drive pode ser desfrutado não só no smart fortwo coupé e no smart fortwo cabrio, mas também, e pela primeira vez, no modelo de quatro lugares – o smart forfour.

A quarta geração de modelos elétricos smart apresenta as características de condução mais rápidas e dinâmicas de sempre. A contribuir para estas, o diâmetro de viragem ultra reduzido de 6,95 metros do smart fortwo corresponde precisamente aos valores apresentados pelo seu irmão com propulsão convencional. O tempo de carregamento é um sempre um fator importante para os clientes de veículos elétricos e o novo smart electric drive também evidencia melhoramentos relevantes. Todos os modelos estão equipados de série com um novo carregador de elevada potência. Nos EUA e no Reino Unido o tempo de carregamento é de 2,5 horas – metade do que o do modelo antecessor.

A partir de 2018 estará disponível como equipamento opcional um carregador rápido e particularmente potente de 22 kW. Este permite carregar rapidamente: em menos de 45 minutos, isto se as condições locais permitirem o carregamento em modo trifásico.

O motor elétrico de 60 kW (82 CV) está instalado no eixo traseiro e transmite a sua potência às rodas através de uma relação de transmissão constante. O elevado binário de 160 Nm é imediatamente disponibilizado. O modelo elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 160 km. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h para maximizar a autonomia.

Graças às características de potência do motor elétrico, o smart necessita de apenas uma relação de transmissão fixa. Não existe necessidade de efetuar passagens de caixa – uma vantagem importante em situações de trânsito. Para efetuar marcha atrás, o sentido de rotação do motor é invertido.
Tal como o modo básico da transmissão, o condutor poderá selecionar o modo ECO. Este foi concebido para um estilo de condução particularmente económico.

Com um painel de instrumentos com indicador de potência e indicador do nível de carga da bateria (de série) ou com o pack de inverno que inclui aquecimento do volante para o máximo conforto de climatização (disponível como equipamento opcional), o equipamento dos modelos smart electric drive excede o vasto equipamento de série dos seus irmãos com propulsão convencional.

Nos próximos dois anos a smart irá passar a oferecer apenas modelos elétricos no seu portfólio. A comercialização dos novos smart eletric drive começa nos 22.500 euros.

Por: Luís Pissarro

You May Also Like

Novos piripíris com azeite de Oliveira da Serra

Fula Nativos uma gama de óleos alimentares que vai surpreender

Tailor by Maria do Mar para vestir os mais novos. Descubra no vídeo

Já pensou em fazer a sua réplica em 3D? Veja o video

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt