O plano era partir sozinha para o mundo, conquistá-lo e regressar a casa como uma versão mais forte e mais destemida de si mesma. Helen (com H!) só queria ser boa. E competente. E forte. E, em última análise, qualquer pessoa menos… ela. É neste dilema existencial que somos apresentados à protagonista de Felicidade para Principiantes, o novo romance de Katherine Center, depois do sucesso que foi A Guarda-Costas. Helen (com H!) estava farta de ser um desastre, de se sentir uma flor espezinhada. Ela só queria ser incrível. Não era pedir muito, pois não?
Um ano depois do seu divórcio, Helen Carpenter deixa que o seu irritante irmão, dez anos mais novo, a convença a inscrever-se num curso de sobrevivência. É suposto ser uma oportunidade para se recompor, mas quando Helen descobre que o melhor amigo do irmão, um rapaz ainda mais irritante do que ele, também vai participar na viagem, não consegue imaginar como é que isso poderá ser outra coisa senão um desastre. Assim começa a aventura mais estranha da vida bem-comportada de Helen: três semanas na mais remota região selvagem de uma cadeia de montanhas no Wyoming, onde ela sobreviverá a infestações de mosquitos, a uma inesperada nevasca de verão e a um bando de estudantes universitários. No entanto, apesar de tudo, a vasta região selvagem faz com que a pequena vida de Helen também pareça maior. E, de alguma forma, as pessoas que mais a irritam começam a ensinar-lhe coisas que ela precisa de aprender. Como defender-se a si própria. E que ter medo é o primeiro passo para nos tornarmos corajosos. E como, às vezes, é preciso estar muito, muito perdido antes de se ter esperança de se ser encontrado.
Katherine Center nasceu em 1972 em Houston, no Texas, onde ainda hoje vive com o marido e os filhos. Autora de várias comédias românticas com um toque agridoce, já foi por isso considerada sucessora de Jane Austen e Nora Ephron, tendo figurado nas tabelas de bestsellers do The New York Times. Após o sucesso assinalável de A Guarda-Costas, chega-nos agora Felicidade para Principiantes, adaptado a filme pela Netflix em 2023.