Dois filmes e dois concertos vindos de duas propostas que o Curtas de Vila do Conde de 2014 endereçou a Filho da Mãe & Jibóia e aos peixe:avião.
Estes últimos são os primeiros a subir ao nosso palco para musicar “Ménilmontant”, um filme de 1926, de Dimitri Kirsanoff. Os bracarenses peixe:avião vão preencher o vazio sonoro, criando uma textura instrumental original feita de fragmentos da sua pop que dialogará com a montagem inebriante das imagens e o tom negro da sua história.
Filho da Mãe & Jibóia acompanham as imagens da América primitiva vista por quem a viu melhor, Edward S. Curtis, no filme “In The Land Of the Head Hunters”, de 1914. Edward S. Curtis é o mais famoso etnólogo norte-americano, tendo documentado a realidade dos índios nativos. Foi um inovador e prolífero fotógrafo, mas em 1914 realizou “In the Land of the Head Hunters”, um filme que também acaba por se assumir como um riquíssimo documentário sobre a tribo Kwakwaka’wakw. Foi neste ambiente ritualístico de outras culturas e outros tempos que Filho da Mãe e Jibóia colaboraram para escreverem a sua banda sonora tribal feita também das suas próprias ficções.
peixe:avião, “Ménilmontant”
Filho da Mãe & Jibóia, “In the Land of the Head Hunters”
20 de setembro
Teatro Municipal Maria Matos
Lisboa
Horas: 22h00
Preço:
12 euros (com desconto 6 euros; menores de 30 anos 5 euros)
Uma colaboração com Curtas Vila do Conde
www.teatromariamatos.pt
Mais sobre peixe:avião em https://lookmag.pt/blog/conversa-peixeaviao/.
Mais sobre Filho da Mãe em https://lookmag.pt/blog/conversa-com-filho-da-mae/.
Por: Sandra Pinto