“Os Poemas da Minha Vida” de Mário Assis Ferreira

“Os Poemas da Minha Vida” de Mário Assis Ferreira é uma obra que «reflecte, no seu universo o gradualismo da minha aprendizagem na poesia, a cronologia do meu amadurecimento sensitivo, a transversalidade de múltiplos estilos e complexidades narrativas que, indelevelmente, me marcaram», explica o autor.

Escreve Mário Assis Ferreira no prefácio da obra, «Os poetas que escolhi, os cinquenta poemas que seleccionei, os comentários que sobre cada um deles escrevi, plasmam, de algum modo, retratos de sentimentos que me afloraram na vida: cantam-me a nostalgia da portugalidade, mas recordam a parcela de mim próprio que deixei em oito anos de Brasil».

São poetas novos, contemporâneos, de Pedro Mexia a José Luís Peixoto, de Inês Pedrosa a Francisco José Viegas. São poetas consagrados, de Nuno Júdice a Vasco Graça Moura, de Sophia de Mello Breyner a Manuel Alegre. São poetas académicos, tais como Fernando Pinto do Amaral e Gastão Cruz. São, enfim, poetas cujo estatuto os eleva ao limiar de históricos, tais como Camões, António Nobre, Fernando Pessoa, Cesário Verde, Mário de Sá Carneiro, Carlos Drummond de Andrade. Nem sequer poderiam faltar fadistas-poetas, como Amália Rodrigues, ou poetas musicólogos, como Ary dos Santos. Leio esses e tantos outros poetas, com prazer e devoção. Sem disfarçar, por vezes, a picardia de alguma inveja….

Sobre o autor

Presidente do Conselho de Administração da Estoril-Sol, S.A. – Casinos, e Director da Revista “Egoísta” – a publicação portuguesa com mais prémios a nível nacional e internacional – Mário Assis Ferreira lançou, em Setembro de 2015, o livro “Egoísta – mas não só”. Sobre os primórdios da sua relação com a poesia que o inspiraram a lançar a nova obra recorda, «lia poesia ao sabor dos estados de alma: noctívago de nascença, era a lua a aconselhar-me entre o lúdico prazer de uma leitura descomprometida e o intrincado desafio de uma reflexão mais profunda. E assim nasceu esta colectânea sobre “Os Poemas da Minha Vida”».

Mário Assis Ferreira

“Os Poemas da Minha Vida”
Mário Assis Ferreira
Modo de Ler

Nota: O livro “Os Poemas da Minha Vida” será lançado no dia 07 de dezembro, pelas 18h00, no restaurante, piso 7, do El Corte Inglés, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Isabel Ponce de Leão.

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

Tantas Palavras: a vida e a palavra de Chico Buarque

Facebook lança guia para descobrir Lisboa

Egoísta abre a Fronteira e reflecte sobre a actualidade e o imaginário

Apresentação da biografia dos Moonspell, “Lobos Que Foram Homens”