Por cá, a procissão dos cremes com nomes de letras ainda vai no adro, que é como quem diz no princípio do alfabeto: primeiro chegaram os BB, agora são os CC. Mas no mercado internacional já há DD (daily defense, ou seja, proteção diária) e EE (exfoliação extra) e eu aposto que ainda vêm por aí mais, até porque a letra que se segue vem mesmo a calhar para os tratamentos de “FFirmeza”.
O QUE SÃO
Essencialmente, cremes de dia multifunções que juntam tratamento e cor, para disfarçar as imperfeições da pele. Algumas marcas puxam mais para o tratamento, e os produtos acabam por ser uma versão moderna dos cremes hidratantes com cor, embora acumulando mais algumas ações de tratamento; outras apostam mais na cobertura, com produtos que mais parecem bases de maquilhagem com valor acrescentado de tratamento.
DE ONDE VÊM
O conceito base é o BB: Blemish Balm. Consta que o creme BB original foi criado por uma dermatologista alemã, na década de 1950: uma fórmula mista para disfarçar a vermelhidão, acelerar a cicatrização e proteger a pele dos pacientes depois de um peeling (blemish significa imperfeição e balm quer dizer bálsamo: um bálsamo de tratamento com cor).
PARA QUE SERVEM
No limite, uma pessoa com pele jovem ou sem grandes problemas poderá reduzir a sua rotina de cuidados matinais a um BB, pois este hidrata, equilibra a oleosidade, disfarça imperfeições, pode ter alguns ingredientes antirrugas, protege do sol e dá uma cor saudável. Outras poderão usá-lo em vez da base de maquilhagem para um efeito de embelezamento mais natural.
A VERSÃO CC
CC significa Colour Control (controlo da cor) ou Colour Correct (correção da cor). É uma variante de BB especializada na correção do tom da pele. Pode ter cor ou ser transparente, só com partículas de correção ótica, e usa-se sozinho ou antes da maquilhagem. Distingue-se das pré-bases de maquilhagem que já conhecíamos porque contém agentes de tratamento: vitamina C ou outros antioxidantes, ingredientes regeneradores, etc…
COMO ESCOLHER
Com os mesmos critérios que usaria para qualquer creme de dia: tipo de pele, efeito que pretende, sensação de conforto. Os conceitos BB e CC variam de marca para marca e, além disso, começam a ser integrados em produtos de linhas específicas: para pele madura, oleosa, em gamas de proteção solar, etc… São todos tão diferentes, que aconselho a experimentar sempre que possível.
COMO INTEGRAR NUMA ROTINA ALARGADA
Uma abordagem assim genérica nunca será suficiente para uma pele mais velha, nem para resolver problemas sérios de secura, flacidez, oleosidade ou acne. Nestes casos, deve complementar com tratamentos específicos, como os séruns (aplicados antes do BB ou CC). Acrescente um bom creme de noite com a ação específica que pretende reforçar.
NOVIDADES: EXPERIMENTEI E GOSTEI!
1.BB Cream Proteção Solar FPS 30 Ambre Solaire de Garnier, 10 euros.
Esta novidade eleva o conceito BB a um nível superior: a praia! O efeito «pele perfeita de imediato» em versão protetor solar, combina proteção, prevenção de manchas, tratamento e cor.
2. CC Cream Total Age Correction SPF 15 de Lancaster, 49 euros
Fluido leve e incolor, com pigmentos minerais que corrigem e aperfeiçoam a cor e a textura da pele, e têm um efeito de luminosidade instantânea. Além disso, beneficia da tripla tecnologia antienvelhecimento da gama Total Age Correction.
3. Revitalizing Supreme Global Anti-Aging CC Creme SPF 10 de Estée Lauder, 59 euros.
Da linha Revitalizing Supreme – recomendada para a pele que já mostra alguns sinais de envelhecimento ou exposta a agressões ambientais – um creme de tratamento sofisticado, com um toque de cor que aperfeiçoa a pele sem maquilhar. Nutritivo e reconfortante, agrada principalmente a quem tem a pele seca ou desidratada.
4. Nivea Q10 Plus Antirrugas CC, 12 euros.
Pigmentos minerais “aperfeiçoadores da pele” e um toque de cor dão o efeito corretor de um CC, mas são as virtudes antirrugas da famosa linha Q10 que, no médio prazo, rejuvenescem e alisam a pele.
5. Tea Tree Flawless BB Cream de The Body Shop, 12 euros.
Todo o efeito purificante da linha Tea Tree, para reduzir as imperfeições e equilibrar a pele oleosa ou acneica, agora disponível neste fluido de dia matificante com cor. Não tem proteção solar, mas em compensação está disponível em três tons: claro, médio e escuro.
6. Aquasource CC Gel de Biotherm, 25,51 euros.
Gel fresco e leve que hidrata a pele em profundidade, protege e estimula a regeneração celular, enquanto corrige o tom da pele. É uma correção transparente e subtil, super natural. Disponível em dois tons (pele clara/pele escura).
Texto: Vera Saldanha