“O Triunfo dos Porcos”, de George Orwell

Em Portugal, a primeira edição desta obra, intitulada O Porco Triunfante, data de 1946 e deve-se à Livraria Popular de Francisco Franco, tendo ficado marcada pelo seu grande insucesso. Trinta anos depois, em 1976, pela primeira vez em democracia, a editora Perspectivas & Realidades dá à estampa uma nova edição desta obra de George Orwell com o título “mais ajustado e expressivo” de O Triunfo dos Porcos. Este projeto de João Soares e Victor Cunha Rego, cofundadores responsáveis pela Perspectivas & Realidades, com uma notável ilustração de José Brandão na capa, rapidamente inundou
as livrarias, passou de mão em mão e a obra conquistou definitivamente os leitores portugueses. Aqui, a Bertrand Editora propõe-se recordar e atualizar esta histórica edição portuguesa de 1976.

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros”

Aparentando a forma de uma fábula, este livro é, na verdade, um retrato político e social da implantação de um regime totalitário. Pelo tom com que o livro é escrito e pelos elementos utilizados, é fácil confundi-lo com uma história quase infantil, e o segredo está na forma como o autor vai revelando a terrível verdade que este grupo de animais experiencia. Os animais inicialmente são simpáticos, os seus maneirismos são aprazíveis e os seus motivos são justificáveis até ao momento em que a ganância, a sede de poder e a corrupção passam a manifestar-se de forma exuberante. Aquilo que começa por ser um movimento pelo bem comum, acaba por se transformar num espaço esmagador onde impera a falsa liberdade.

Sobre o autor

George Orwell – Eric Arthur Blair de seu nome de batismo – tornou-se célebre pelas suas obras de ficção política A Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), mas foi também um ensaísta tão genial quanto prolífico.
Escritor compulsivo, Orwell lançava sobre a atualidade social e política do seu tempo um olhar implacável, tendo sempre como trave-mestra da sua cosmovisão a denúncia do totalitarismo, sob todas as formas.

“O Triunfo dos Porcos”
George Orwell
Bertrand

You May Also Like

Rock & Roll Hall of Fame: quem são os novos nomes indicados? Nós revelamos

NewMove um forma diferente de fazer exercício ao ar livre

King Gizzard & The Lizard Wizard anunciam novo álbum

Museu Bob Dylan será inaugurado em 2022

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt