“O Fado da Tua Voz. Amália e os Poetas” de Vítor Pavão dos Santos

Amália-LookMag_pt00

Pela primeira vez, um livro reúne toda a poesia em língua portuguesa cantada por Amália Rodrigues. Obra essencial para quem gosta não só de fado, mas acima de tudo de poesia, de palavras, de sentimento.

Amália-LookMag_pt01

Folhear esta obra é percorrer a história da chamada canção nacional. Folhear estas páginas percorrendo-as com atenção transporta o leitor para o mais profundo sentimento da escrita, aquele onde ela se encontra com a música e ganha forma com a voz da grande embaixadora do fado, Amália Rodrigues.

O autor, Vítor Pavão dos Santos, é um profundo conhecedor do teatro, do cinema e da revista à portuguesa. Tendo conhecido Amália como poucos, realizou uma recolha exaustiva, onde se incluem poemas de fados cuja gravação permanece inédita.

A enquadrar os poemas, apresenta-se cada autor, através de histórias, muitas delas nunca antes publicadas, que Vítor Pavão dos Santos recolheu ao longo duma vida dedicada à paixão pelo teatro e pela poesia e em longas horas de conversa com Amália.

O universo poético de Amália é muito mais extenso do que se pensava e o que já conhecíamos da riqueza do seu reportório só se entende através do trabalho profundo de procura que ela realizou, até hoje muito pouco conhecido.

Para musicar convenientemente este texto, escolhemos dois fados, dois poemas. “Barco Negro” de David Mourão Ferreira e “Povo Que Lavas no Rio” de Pedro Homem de Mello.

“O Fado da Tua Voz. Amália e os Poetas”
Vítor Pavão dos Santos
Bertrand Editora
www.bertrandeditora.pt

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

“Bairro Sem Saída” de Fernando Ribeiro

À volta das letras com Cláudia Ganhão sobre “O Teu Minimalismo”

“Tempo de fuga”, de Amadeu Lopes Sabino

Curiosidade: 8 coisas que não sabe sobre James Joyce

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt