“O Crepúsculo da Democracia” de Anne Applebaum

Disponível em Portugal desde setembro, o mais recente livro de Anne Applebaum, vencedora do prémio Pulitzer em 2004 e historiadora reconhecida em temas como o comunismo e política internacional, faz uma análise histórica e rigorosa de uma transformação política e social que está a deformar as nossas sociedades, com vista a denunciar esta ameaça crescente e mapear o caminho para recuperarmos os nossos valores democráticos.

Em O Crepúsculo da Democracia, a autora combina análise histórica e atual, com clareza e observação. Num registo sabiamente equilibrado entre o pessoal e o jornalístico, fundamentado no seu conhecimento profundo de casos históricos, como o estalinismo e a Alemanha nazi, mas também nas experiências pessoais na Polónia (o seu marido foi ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Donald Tusk), Applebaum disseca as transformações políticas em marcha no Ocidente, com o enfraquecimento das democracias e o aumento dos adeptos dos sistemas políticos iliberais e autoritários, analisando os casos mais pertinentes da política mundial, de Boris Johnson ao desmantelar do Estado de direito na Polónia, passando pela Espanha e pela Hungria, para citar alguns.

Sobre a autora

Anne Applebaum foi uma das primeiras jornalistas a fazer soar o alarme sobre a interferência russa nas eleições dos Estados Unidos e sobre as tendências antidemocráticas na Europa. O artigo que escreveu em 2018 para a revista The Atlantic, «A Warning from Europe», inspirou o livro O Crespúsculo da Democracia e foi finalista do National Magazine Award. Depois de dezassete anos como colunista no Washington Post, passou a integrar a equipa de redação na Atlantic, em janeiro de 2020. É autora de três livros de história sobre a União Soviética, aclamados pela crítica e vencedores de prémios: Red Famine, Iron Curtain e Gulag, vencedor do Prémio Pulitzer. Applebaum é professora na London School of Economics Institute of Global Affairs e cofundadora do Democracy Lab, uma parceria online entre o Instituto Legatum e a revista Foreign Policy.

“O Crepúsculo da Democracia”
Anne Applebaum
Bertrand

You May Also Like

Centro Colombro recebe Exposição Fotobiográfica de Vieira da Silva

Sotz apresenta “Popol Vuh” no Hard Club

Metalpoint lança Confinement Sessions gravadas ao vivo

Caminhos Metálicos apresentam este fim-de-semana festival online. Links diretos aqui

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt