O cabelo no Outono

No dia a dia, a beleza do cabelo começa na lavagem com um champô adequado e água não muito quente, seguindo-se o condicionador, para hidratar e dar proteção extra. Os produtos devem ser adequados ao tipo de cabelo. Quem usa secador e ferros de alisar ou de ondular não pode dispensar um produto termoprotetor, para proteger do calor.

No entanto, nada disto resolve o grande problema, típico do outono: a queda do cabelo. Não se sabe porquê, nem se conhece justificação científica, mas a verdade é que, nesta época do ano, muitas pessoas passam por uma fase em que o cabelo cai mais do que é normal.
Poderá estar relacionado com as mudanças de estilo de vida, de rotinas e na alimentação que acompanham as estações do ano.

À partida, não havendo outras perturbações associadas, é temporário. Mas não deixa de ser um desespero lavar o cabelo e vê-lo a ir-se aos molhos com a água de enxaguar, sempre a desejar que não caia mais… porque só acreditamos que já passou quando começamos a ver os cabelinhos novos a despontar.

Como podemos evitar, ou pelo menos minimizar, este tormento?
É preciso ir ao fundo da questão. A energia vital do cabelo vem da “raiz” – o bolbo capilar, onde ele começa a formar-se muitas semanas antes de o vermos cá fora. Os nutrientes que ajudam a produzir cabelos fortes e saudáveis – proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos gordos – chegam pela corrente sanguínea. É por isso que o estado da saúde, em geral, e a alimentação, em particular, são fatores determinantes para se ter um cabelo “forte”.
E é preciso agir com antecedência: no mínimo, um mês antes daquela que sabemos ser a “época crítica”, pois os tratamentos atuam nos cabelos em fase de desenvolvimento.

Na alimentação, o mais importante é a variedade. As refeições principais devem incluir sempre sopa ou legumes e fruta. Brócolos, abóbora, cenoura e batata-doce são boas fontes de vitamina A; leguminosas, cereais integrais, peixe, azeite e nozes (ou outros frutos secos) têm vitamina B e ácidos gordos essenciais, a fruta e os legumes de cores vivas são vitaminados e ricos em antioxidantes. Os suplementos alimentares só fazem falta se existirem carências nutricionais específicas, ou em curas de prevenção pontuais.

Os cosméticos antiqueda ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo, para estimular o bolbo capilar, e contêm ingredientes ativos que otimizam o ciclo de crescimento do cabelo. Há que ter paciência e fazer o tratamento até ao fim, para conseguir um bom resultado. É útil complementá-lo com champôs que dão densidade e volume.

Aqui fica a minha seleção das novidades nesta área, testadas e aprovadas.

1. Innéov Densilogy
Suplemento alimentar à base de vitamina D, ómega 3 e zinco, para travar a queda e produzir cabelo mais forte. É uma nova fórmula, aperfeiçoada, que vem substituir o Innéov Massa Capilar.
29,00 euros.

2. Champô Dercos Neogenic
Depois das ampolas antiqueda Neogenic, eis o champô baseado na mesma tecnologia redensificadora. Foi criado para complementar o tratamento, mas pode ser usado sozinho para dar volume e vida ao cabelo fino.
13,00 euros.

3. Essencial Drops Óleo de Cuidado Efeito Relaxante de Shu Uemura
Tratamento para o couro cabeludo seco com óleos essenciais de gengibre, cedro e cártamo. Tem um efeito nutritivo, energético e calmante. Além de manter a pele sã e equilibrada, ativa a circulação na raiz do cabelo. Existe uma versão para o couro cabeludo oleoso.
38,00 euros

4. Creastim Antiqueda, de Ducray
Uma nova loção antiqueda, específica para tratar a queda do cabelo ocasional nas mulheres (que é diferente da queda progressiva, típica dos homens). É leve, agradável e não deixa o cabelo oleoso. Os resultados começam a notar-se a meio da cura de 2 meses.
41,00 euros (caixa com 2 frascos/1cura completa)

5 e 6. Champô Phytovolume e condicionador Phytobaume Volume de Phyto
Para fortalecer, dar volume e densidade aos cabelos finos ou enfraquecidos, no dia a dia, ou como complemento da cura antiqueda.
Champô: 12,50 euros
Condicionador: 14,50 euros

Texto: Vera Saldanha

You May Also Like

Loewe apresenta a sua nova fragrância, Paula’s Ibiza

Guerlain apresenta Fortifying Lotion e Cleansing Oil de Abeille Royale

Aqua Allegoria de Guerlain

Spirit Of The Brave Intense novo perfume Diesel

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt